A bursite é uma condição caracterizada pela inflamação das bursas. Bursas são pequenos sacos cheios de líquido que atuam como uma almofada entre os ossos, músculos, tendões e ligamentos de muitas das articulações do corpo. A condição pode resultar em dor leve ou sensibilidade extrema, especialmente ao mover as articulações infectadas.

Neste post, você pode aprender sobre as áreas mais comuns de dor de bursite e como tratar essas áreas específicas.

A bursite pode causar dor no ombro?

O ombro é uma das áreas do corpo mais suscetíveis a serem afetadas pela bursite, principalmente porque você tem uma das maiores bursas do corpo no ombro.

Na maioria das vezes, as pessoas acabam tendo bursite no ombro porque repetem certos movimentos que podem irritar o ombro. Para tratar a bursite do ombro, você deve, portanto, evitar o máximo possível de mover o ombro.

Além disso, você também pode realizar vários exercícios de ombro para reparar e fortalecer seu ombro.

Encolhe os ombros

Você pode começar encolhendo os ombros. Olhe para a frente com as mãos ao lado do corpo e encolha os ombros lentamente, como se estivesse tentando tocar as orelhas com os ombros. De lá, lentamente, traga-os de volta para baixo.

Aperto da omoplata

Outro bom exercício é o aperto da omoplata. Olhe para a frente com as mãos ao lado do corpo e aperte lentamente as omoplatas para trás, como se estivesse tentando espremer uma bola de tênis entre as omoplatas.

Gentilmente, puxe um braço pela frente do seu corpo ao longo do peito. Com o outro braço, puxe o braço esticado para perto do corpo até sentir o alongamento ao longo do deltóide traseiro.

Você pode repetir esta série de exercícios várias vezes ao dia. Para obter mais informações sobre como curar a bursite do ombro, você pode ver este post.

inchaço do ombro-jpeg

A bursite pode causar dor no quadril?

A bursite também é bastante comum no quadril. Essa área específica pode ser particularmente dolorosa, pois a condição pode dificultar a caminhada ou a postura ereta.

O descanso é sempre um ótimo remédio para a bursite do quadril, no entanto, também existem vários exercícios que você pode realizar para tratar a bursite do quadril, conforme listado abaixo.

Alongamento da banda iliotibial

Incline-se contra uma parede com o lado ferido contra a parede. Você pode colocar a mão mais próxima da parede na parede para apoio. Cruze a outra perna da parede sobre a outra perna e incline os quadris na parede. Mantenha a posição e, em seguida, retorne à sua posição inicial.

apoiar-se na parede-jpeg

Alongamento lúteo

Comece deitando de costas com os joelhos dobrados e apontando para cima. A partir desta posição, levante a perna do lado lesionado do corpo e cruze-a sobre o outro joelho dobrado e coloque o tornozelo sobre o joelho dobrado. Agarre lentamente a coxa do lado lesionado e puxe-a levemente em direção ao corpo até sentir o alongamento ao longo das nádegas.

Você pode repetir esses alongamentos várias vezes ao dia para obter o melhor efeito.

A bursite pode causar dor nas pernas?bursite pode causar dor nas pernas

A bursite é comum na parte superior da coxa e em outras partes da perna também. Como a bursite em outras partes do corpo, a bursite da perna pode ser tratada com repouso ou congelando-a para reduzir a inflamação.

Existem vários exercícios que você pode fazer para aliviar a dor da bursite nas pernas.

Pontes

Deite-se de costas para cima com os braços ao lado do corpo e os dedos dos pés apontados para cima. Pressione o chão com os tornozelos e levante os quadris no ar. Execute este movimento de empurrão lenta e cuidadosamente. No topo, você pode apertar para manter a posição e, em seguida, abaixar-se lentamente de volta. Certifique-se de manter seu abdômen contraído também. A partir da posição de pico, você pode se abaixar até o chão.

Afundo para a frente

Coloque um pé cerca de metade do comprimento do corpo na frente do outro e prossiga lentamente para a frente. Concentre-se em manter seu núcleo firme e certifique-se de tentar alongar seus quadris e isquiotibiais o máximo que puder. Uma vez que o joelho de trás se aproxima do chão, você pode se empurrar de volta.

Afundo Lateral

Afaste as pernas para que elas fiquem um pouco mais largas do que o comprimento dos ombros. A partir desta posição, incline-se para um lado e agache-se a partir da perna do lado em que você está apoiado, mantendo a outra reta. Levante-se e faça o mesmo do outro lado. Ao fazer a estocada lateral, certifique-se de se concentrar em alongar a parte interna da coxa e os flexores do quadril.

Administrador de empresas, formado em administração pela Universidade Federal do Paraná, Maurício Nakamura começou sua carreira sendo estagiário em uma empresa de contabilidade. Apaixonado por escrever, ele se dedica em ser um dos editores chefe do site Instituto Ortopedico, onde pode ensinar outros aspirantes à arte de se especializar no mundo da administração.