As cirurgias de substituição articular são comuns nos Estados Unidos. Uma parcial ou total substituição da articulação é recomendado quando a artrite ou uma lesão danificou gravemente uma articulação. A cirurgia robótica (ou assistida por robô) está rapidamente se tornando o padrão-ouro. Aprenda as diferenças entre cirurgias de substituição articular robótica e convencional.

Antes da cirurgia cirurgia robótica

Ao se preparar para qualquer cirurgia de substituição da articulação, seu ortopedista começa com um exame para saber mais sobre você e responda suas perguntas. Muitas pessoas são excelentes candidatas à cirurgia assistida por robô. Muito poucos pacientes não são candidatos à cirurgia robótica.

Uma vez que você e seu cirurgião decidam sobre o tipo de cirurgia que você precisa, as imagens são tiradas da articulação e o processo será diferente com base na sua escolha.

Cirurgia robótica: As imagens são tiradas com um Tomografia computadorizada (ou tomografia computadorizada). A máquina de TC gira, tirando fotos em todos os ângulos. O clínico combina essas imagens para fazer um modelo virtual 3-D de sua articulação. Em seguida, eles criam um modelo de sua articulação no computador do robô. Isso permite que eles planejem com precisão todos os detalhes da cirurgia, incluindo o tamanho e a posição exata dos implantes. Uma vez que o plano para o joelho ou quadril é finalizado pelo cirurgião, ele é carregado no robô.

Cirurgia tradicional: As imagens de raios-X são usadas para criar imagens 2-D, que dão uma boa visão da articulação, embora sejam menos precisas do que as imagens de tomografia computadorizada. O cirurgião usa essas imagens 2D para entender o joelho ou quadril 3D. Os cirurgiões ortopédicos são hábeis no uso de imagens de raios-X para planejar seus procedimentos, mas há uma chance maior de encontrar algo inesperado ao realizar a cirurgia e precisar fazer mais ajustes não planejados.

Durante a cirurgia cirurgia robótica

Cirurgia robótica versus cirurgia tradicional
Cirurgia robótica versus cirurgia tradicional

Cirurgia robótica: A Reid Health usa o Sistema de braço robótico Mako para substituições de articulações, uma cirurgia menos invasiva que permite ao cirurgião fazer incisões menores (cortes) o que reduz os danos ao tecido circundante. A cirurgia robótica também fornece uma visão detalhada da articulação sem a necessidade de cortar tanto tecido circundante. Assistido por obotcirurgia também fornece feedback auditivo e tátil ao cirurgião, o que permite que ele faça movimentos precisos e trabalhe em pequenas áreas. O modelo 3-D usado para planejar o procedimento ortopédico, combinado com uma melhor visão durante a cirurgia, significa que o cirurgião pode remover áreas danificadas e colocar as novas peças com controle e precisão incomparáveis.

Cirurgia tradicional: Cirurgia aberta convencional muitas vezes requer uma incisão maior para acessar a articulação. O cirurgião pode precisar cortar o tecido circundante e colocar afastadores adicionais para ver melhor, alcançar e remover áreas danificadas e anexar as novas peças. Como não há tanta informação sobre a articulação antes da cirurgia, o cirurgião pode precisar fazer alguns ajustes inesperados durante a cirurgia.

Depois da cirurgia

Tanto as cirurgias de substituição articular assistidas por robô quanto as tradicionais têm bons resultados a longo prazo. Como qualquer cirurgia, ambas trazem riscos e benefícios. Mas a cirurgia robótica geralmente tem menos complicações e menor risco de infecção, entre outros benefícios. A cirurgia assistida por robô geralmente significa que os pacientes têm uma recuperação mais fácil e rápida.

Em comparação com as cirurgias tradicionais de substituição de joelho e quadril, os pacientes que fazem cirurgia com o Mako Robotic-arm System são mais propensos a:

 

    • Receber alta diretamente do hospital para casa, em vez de para uma unidade de reabilitação de pacientes internados ou uma unidade de enfermagem especializada

 

    • Fique mais satisfeito com a substituição da articulação após um ano

 

    • Ter menos dor após a cirurgia

 

    • Precisa de menos medicação para a dor após a cirurgia

 

    • Ter menos rigidez e melhor movimento na articulação logo após a cirurgia

 

    • Ter internações mais curtas

 

    • Precisa de menos sessões de fisioterapia

 

Não importa qual opção você escolher, seu cirurgião ortopédico irá apoiá-lo e ajudá-lo durante o processo.

Administrador de empresas, formado em administração pela Universidade Federal do Paraná, Maurício Nakamura começou sua carreira sendo estagiário em uma empresa de contabilidade. Apaixonado por escrever, ele se dedica em ser um dos editores chefe do site Instituto Ortopedico, onde pode ensinar outros aspirantes à arte de se especializar no mundo da administração.