Uma entorse de tornozelo é uma lesão bastante comum e você não precisa ser um atleta para sofrer uma. É a lesão musculoesquelética mais frequente vista por profissionais de saúde nos EUA, e mais de 23.000 pessoas por dia precisam de atenção médica para entorses de tornozelo. Seja colidindo com um amigo enquanto joga Frisbee, escorregando nas escadas do escritório ou tropeçando no fio de um eletrodoméstico enquanto pega pipoca antes de assistir a um filme na Netflix – uma entorse no tornozelo pode acontecer a qualquer pessoa a qualquer hora, em qualquer lugar. E esta entorse pode ser debilitante. Os sintomas desagradáveis e a dor podem atrapalhar sua programação diária. Conhecer as etapas para fazer um tornozelo torcido curar mais rapidamente pode ser útil.
A boa notícia é que a entorse de tornozelo pode ser tratada em questão de dias, e você pode fazer remédios caseiros para reduzir o tempo de recuperação. Como a entorse de tornozelo é uma lesão tão comum, as pessoas tendem a apenas congelá-la e continuar com suas vidas até se sentirem prontas para voltar às suas atividades favoritas. Mas para garantir que seu tornozelo realmente se recupere e evitar que a dor persistente se torne crônica, é vital ter um papel ativo em sua recuperação.
Sobre entorses de tornozelo
As entorses de tornozelo acontecem quando o tornozelo rola para dentro ou para fora de repente, fazendo com que a articulação do tornozelo se mova para fora do lugar. Existem dois tipos principais de entorse de tornozelo:
- Entorse de eversão – É um rolo de tornozelo para dentro. Este tipo de lesão afeta os tendões e ligamentos ao longo da parte interna do tornozelo.
- Entorse de inversão – É um rolo de tornozelo para fora que afeta os ligamentos externos do tornozelo.
Ambos os tipos de entorses podem fazer com que os ligamentos se rompam ou estiquem, e isso resulta em graus variados de inchaço e dor.
As entorses do tornozelo também são classificadas em diferentes categorias, dependendo da gravidade do dano do ligamento. Cada série tem um prazo diferente de quando será seguro retornar à atividade. O tipo de atividade para a qual você deseja retornar é outro fator, pois esportes ou atividades físicas que envolvem giros e torções exigirão maior força e estabilidade do que, digamos, corrida ou caminhada.
- Grau 1 – É caracterizada por entorses leves em que os ligamentos são esticados, mas não rompidos. Os sintomas incluem inchaço e dor leves, mas não incluem perda de mobilidade ou instabilidade. Pode ser tratado em casa sem a necessidade de consultar um médico, a menos que você queira aconselhamento médico. Você pode voltar às suas atividades habituais em dois a três dias.
- Grau 2 – Este grau envolve algum rompimento dos ligamentos, mas não uma separação completa. Pode causar dor e inchaço que varia de moderado a grave e alguma instabilidade da articulação. Quando você tem uma lesão de grau 2, você deve manter o tornozelo completamente imobilizado por vários dias. A recuperação para este tipo de tornozelo torcido geralmente leva de quatro a seis semanas.
- Grau 3 – Uma entorse de grau 3 é a lesão mais grave. Ocorre quando o ligamento é totalmente rompido ou rompido. Seus sintomas incluem dor intensa e inchaço que não é possível colocar qualquer peso corporal no tornozelo. Uma visita ao médico é necessária para esta lesão de entorse de tornozelo. Escusado será dizer que este tipo de lesão leva mais tempo para cicatrizar e, em alguns casos, pode até exigir cirurgia.
Como fazer um tornozelo torcido curar mais rápido
Qualquer que seja o grau de entorse que você tenha, é essencial passar por alguma reabilitação ou transição segura para o exercício para minimizar o risco de se machucar novamente. Se você não tem o luxo de tomar seu tempo e deixar seu tornozelo cicatrizar conforme o tempo permitir, você pode tomar algumas medidas para acelerar a recuperação. Aqui estão algumas maneiras de se recuperar de uma torção no tornozelo mais rapidamente:
Reaja o mais rápido possível
A maior coisa a ter em mente, para que seu tornozelo se recupere rapidamente, é agir o mais rápido possível. Não faça o que muitos atletas fazem quando torcem o tornozelo enquanto praticam esportes – ignorando a dor até que o jogo ou o evento termine e trate a lesão depois. Aguardar o tratamento aumentará o inchaço e o colocará em risco de lesões mais significativas, que serão mais difíceis de tratar e mais difíceis de se recuperar. Então, quando você torcer o tornozelo, pare de fazer o que está fazendo e tome medidas imediatas para tratá-lo.
Use o método PREÇO.
Um dos métodos de tratamento mais comuns usados para recuperação rápida e completa de entorses de tornozelo é o método PRICE. É um acrônimo para proteção, descanso, gelo, compressões e elevação. O método PRICE modifica o método RICE mais comum para incluir a palavra “proteção”.
Para se recuperar de uma entorse de tornozelo usando o método PRICE, você deve seguir estas etapas:
Proteção
Para evitar mais lesões, o tornozelo torcido deve ser imobilizado imediatamente. Evite ao máximo carregar peso. Você pode precisar usar muletas para entorses mais graves. Ao iniciar a reabilitação, imobilize parcialmente a articulação usando uma órtese, tala ou fita adesiva para evitar que você mova os ligamentos enquanto eles cicatrizam.
Descanso
Se o seu tornozelo torcido é leve ou grave, mantenha-o em repouso por enquanto. É melhor colocar pouco ou nenhum peso sobre ele para que os tecidos possam ter a chance de começar a cicatrizar sem se machucar. Isso também significa limitar sua caminhada e movimentação (no caso de entorses graves, pode significar não andar). Você pode usar muletas para manter o peso fora da articulação.
Após esse período, você pode retomar a atividade gradualmente. Como o exercício é uma parte vital da recuperação, muitos médicos prescrevem um descanso relativo, o que significa que alguns movimentos podem ser benéficos para manter o sangue fluindo, mas evite atividades que coloquem estresse extra ou causem dor indevida.
Gelo
O próximo curso de ação é o gelo. A melhor maneira de fazer isso é usar um saco de ervilhas ou milho congelados ou um saco de compressa fria cheio de gelo e aplicá-lo no tornozelo. Aplique-o por 15 a 20 minutos de cada vez e espere cerca de duas a três horas antes da reaplicação para evitar danos aos tecidos. Faça isso três a cinco vezes por dia durante os primeiros dois a três dias após se machucar. Evite a aplicação direta de gelo – use uma toalha entre uma bolsa de gelo e sua pele para evitar queimaduras no congelador.
Compressão
A compressão envolve a aplicação de pressão no tornozelo torcido e nas áreas circundantes para reduzir o inchaço. Tente envolver uma bandagem elástica ou um tensor dos dedos dos pés até o meio da panturrilha. Enrole-o ao redor do pé e da perna à medida que avança. Certifique-se de que o envoltório oferece amplo suporte, sem ser muito apertado, causando formigamento, dormência ou mudança de cor.
Como a fisioterapia é a melhor maneira de se recuperar rapidamente, muitos médicos recomendam suporte funcional durante o processo de reabilitação. O suporte funcional permite que o tornozelo torcido tenha alguma mobilidade enquanto oferece suporte à articulação do tornozelo. Inclui bandagens elásticas, suspensórios e fita ou envoltório esportivo.
Elevação
A elevação é o quinto e último passo para o método de recuperação PRICE. Significa elevar o tornozelo lesionado acima do nível do coração. Nas primeiras 24 a 48 horas após a lesão, tente deitar-se com o pé elevado. Se não for possível deitar o dia todo, mantenha a perna apoiada o mais alto que puder enquanto estiver sentado. Enquanto dorme, coloque um ou dois travesseiros sob o pé para mantê-lo levantado.
Elevar o pé pode controlar o inchaço e evitar o acúmulo de líquido ao redor das articulações, o que pode reduzir o desconforto, ajudar a recuperar o movimento e acelerar a recuperação.
Use o método alternativo POLICE.
Por décadas, o tratamento RICE tem sido usado para o tratamento de entorses, com preço como sua variação moderna para incluir a importância de proteger o tornozelo torcido. Mas uma nova pesquisa sugere que essa pode não ser a melhor abordagem, pois muito descanso e gelo podem prolongar o processo de cicatrização. É por isso que os especialistas recomendam o método POLICE, uma variação do método RICE que envolve as seguintes etapas: proteção, carregamento ideal, gelo, compressão e elevação.
O método POLICE se desvia ligeiramente do método PRICE, pois em vez de repouso, recomenda-se o carregamento ideal. A carga ideal envolve fazer movimentos suaves, como estender e flexionar o tornozelo para promover a cura e evitar o aperto ou atrofia muscular. O exercício leve pode ajudar a acelerar a recuperação, pois é bom para o fluxo sanguíneo e evita o agravamento dos sintomas. Exercícios de fortalecimento suave são suficientes e não continue com exercícios que parecem agravar seus sintomas.
Faça exercícios e alongamentos no tornozelo.
Certos exercícios podem ajudar a reabilitar seu tornozelo, como treinamento de equilíbrio e estabilidade e alongamentos que podem melhorar a estabilidade e a amplitude de movimento. Especialistas dizem que quanto mais cedo você começar a exercitar o pé, mais rápida será a recuperação. Mas certifique-se de não exagerar.
Se você consultar um médico para sua lesão, espere receber um programa de exercícios ou fisioterapia para começar quando os sintomas agudos desaparecerem. A terapia incluirá exercícios para manter a amplitude de movimento, exercícios de fortalecimento do tornozelo. Isso pode ajudar a restaurar a força, a estabilidade e a flexibilidade do tornozelo lesionado.
Exercícios de equilíbrio e exercícios de propriocepção também podem ajudá-lo a se recuperar de uma entorse mais rapidamente. Todos esses exercícios devem ser realizados como parte de um programa de prevenção para treinar os músculos para apoiar a articulação do tornozelo.