O fungo da unha, conhecido como onicomicose, é uma infecção que afeta as unhas. Geralmente passa pelas rachaduras da unha e nas rachaduras da pele. Normalmente, um pé infectado com fungos nas unhas muda de cor e se torna visivelmente mais espesso. A descoloração das unhas pode variar de marrom, branco ou amarelo. Além disso, essa infecção fúngica pode se espalhar, fazendo com que as unhas rachem e engrossem. Se não for tratada, a infecção pode afetar outras unhas dos pés, sua pele e até mesmo as unhas.

Algumas das prescrições tradicionais para fungos nas unhas dos pés são antifúngicos orais como fluconazol e terbinafina. Embora esses tratamentos tenham sido eficazes, eles também podem causar alguns efeitos colaterais graves, como tontura, dor de estômago, problemas de pele e icterícia.

De acordo com o estudo, os homens são mais propensos a ter fungos nas unhas do que as mulheres. Além disso, a maior chance de adquirir essa infecção depende da idade da pessoa. À medida que envelhece, maior a chance de uma pessoa desenvolver fungos nas unhas. Além disso, pessoas que fumam, têm diabetes, têm um sistema imunológico fraco e o pé de atleta também tende a ter um alto risco de contrair essa infecção. Além disso, se alguém passa muito tempo na água ou tem uma unha ferida, as chances de contrair a infecção fúngica também são altas.

Uma vez que esta infecção tem a possibilidade de se assemelhar a outras condições como a psoríase, deve-se ir ao médico para diagnosticar adequadamente a condição. O processo de remoção desta infecção pode incluir raspar a parte afetada para avaliar o que está causando a infecção.

No entanto, existem alguns remédios caseiros populares e eficazes que você pode tentar se tiver um fungo nas unhas dos pés.

Óleo de orégano

Estudo mostra que o óleo de orégano contém timol, um monoterpenóide natural. Este timol tem propriedades antibacterianas e antifúngicas que podem ajudar a tratar a infecção fúngica da unha. No tratamento do pé, pode-se aplicar o óleo de orégano na área afetada pelo menos duas vezes ao dia usando um cotonete. A maioria das pessoas também usa óleo de melaleuca junto com óleo de orégano. No entanto, ambos também podem ter alérgenos que podem causar irritações.

Vick VapoRub

Vicks é uma pomada tópica que contém óleo de cânfora e eucalipto que pode ajudar no tratamento de fungos nas unhas dos pés. De fato, um estudo recente mostra que o Vicks é um tratamento clinicamente eficaz para esse tipo de infecção fúngica. Você pode aplicar Vick VapoRub na área afetada uma vez ao dia.

Listerine

Listerine tem ingredientes como timol, eucalipto e mentol. Esses três também têm uma propriedade antibacteriana que pode ser um remédio para o fungo da unha. De acordo com os defensores desta afirmação, recomenda-se embeber o pé com infecções em uma bacia de Listerine, trinta minutos por dia.

Alho

Foi comprovado que o alho contém propriedades antimicrobianas e antifúngicas. Ao tratar a infecção usando alho, esmague ou pique os dentes de alho e aplique-os na área afetada. Faça isso por cerca de 30 minutos diariamente.

Vinagre

Embora nenhuma prova médica possa atestar a eficácia do vinagre como tratamento para essa infecção, é um dos remédios caseiros razoáveis ​​​​que se pode tentar tratar a infecção fúngica da unha. Para fazer isso, mergulhe a área afetada em uma parte de vinagre concentrado com duas partes de água. Faça isso por cerca de vinte minutos por dia.

Os remédios caseiros sugeridos acima podem ser considerados eficazes do que os medicamentos prescritos, mas as evidências científicas que sustentam essas alegações também são poucas. Uma coisa importante a notar é que ainda é mais importante consultar o seu médico para tratar esses casos. Além disso, se você tem diabetes ou um sistema imunológico fraco, não deve tentar esses remédios caseiros e ir direto ao médico para a ação adequada. Além disso, se você tem diabetes, essa infecção fúngica pode levar a outros problemas graves nos pés se não for tratada.

Casos graves de infecção fúngica nas unhas dos pés também podem causar dor. Com isso, se você já tentou remédios caseiros e causou efeitos colaterais, deve consultar seu médico. Por outro lado, uma vez que o tratamento em casa tenha sido eficaz, mantenha as unhas dos pés limpas e bem aparadas para evitar que a infecção se repita.

Administrador de empresas, formado em administração pela Universidade Federal do Paraná, Maurício Nakamura começou sua carreira sendo estagiário em uma empresa de contabilidade. Apaixonado por escrever, ele se dedica em ser um dos editores chefe do site Instituto Ortopedico, onde pode ensinar outros aspirantes à arte de se especializar no mundo da administração.