As pessoas tem dores nas costas e desconforto por várias razões, especialmente à medida que envelhecem. Uma das fontes mais comuns de dor nas costas é uma hérnia de disco.

Nossa espinha dorsal têm uma série de ossos – ou vértebras – que são separados por almofadas redondas chamadas discos que atuam como amortecedores, ajudando-nos a nos dobrar e nos mover com facilidade. Quando um desses discos se rompe, é chamado de hérnia de disco.

As hérnias de disco podem ocorrer em qualquer lugar ao longo da coluna, mas ocorrem mais comumente na região lombar (lombar) ou no pescoço (cervical).

1. Nem todos tem os mesmos sintomas

Uma série de sintomas pode acompanhar uma hérnia de disco que pode variar de pessoa para pessoa. Os sintomas podem variar de leves a graves, dependendo da localização e se o disco está ou não pressionando um nervo ou a medula espinhal.

Os sintomas podem incluir:

  • Dor. As hérnias de disco lombar geralmente causam dor na região lombar ou nas nádegas. Em casos mais graves, pode irradiar para as coxas, pernas ou pés. As hérnias de disco da coluna cervical podem causar dor nos braços e, em alguns casos, nas pernas e pés.
  • Formigamento. Uma hérnia de disco pode causar uma sensação de formigamento que resulta da compressão de um ou mais nervos. Para hérnias de disco lombar, a dor geralmente irradia para as pernas ou pés.
  • Perda de sensibilidade ou força. Em casos mais graves, as pessoas podem sentir dormência, fraqueza ou perda de força que podem afetar sua capacidade de andar.
  • Perda do controle do intestino ou da bexiga. Devido à compressão de nervos ou porções da medula espinhal, as hérnias de disco podem causar perda do controle do intestino ou da bexiga.

“Os pacientes podem ter qualquer combinação de sintomas em diferentes níveis de gravidade. É importante entrar em contato com seu médico de cuidados primários ou um especialista em coluna se você tiver algum sintoma de hérnia de disco”.

2. As hérnias de disco nem sempre são causadas por trauma

As hérnias de disco normalmente não surgem de um trauma ou lesão específica. Comumente, as hérnias de disco ocorrem como resultado das atividades do dia-a-dia.

Pense em discos lombares como pneus de carro. Nem sempre há um agente ofensor que faz com que um pneu de carro fure. Muitas vezes é um acúmulo de desgaste e depois um episódio repentino.

“O mesmo vale para os discos em sua coluna – eles podem sofrer degeneração com a idade ou com o uso normal. Algumas pessoas podem ter um início gradual dos sintomas, enquanto outras se lembram de um evento específico ou tempo de início”.

3. Não há maneira garantida de prevenir hérnia de disco

Embora não haja uma maneira garantida de prevenir uma hérnia de disco, existem bons hábitos que podem ajudar a fortalecer os músculos das costas e manter a coluna saudável.

  • Pratique uma boa postura.
  • Use técnicas de levantamento adequadas, como dobrar os joelhos e segurar itens pesados ​​perto do corpo durante o levantamento.
  • Alongue-se com frequência, especialmente enquanto estiver sentado por longos períodos.
  • Exercite-se regularmente para fortalecer as costas, os músculos do abdômen e os músculos das pernas. Estes são o suporte e a base do seu corpo.
  • Mantenha um peso saudável para reduzir a pressão na região lombar.

4. O plano de tratamento de todos é diferente

Os planos de tratamento para hérnia de disco dependem muito do tipo e gravidade dos sintomas. Trabalhar com um especialista em coluna para um diagnóstico adequado ajudará a determinar qual tratamento é melhor para você.

Existem três categorias principais de tratamento para hérnia de disco: fisioterapia, medicação e cirurgia.

Fisioterapia é o tratamento mais comum ao qual a maioria dos pacientes são candidatos. Os programas de fisioterapia são voltados para o tipo específico de hérnia de disco e podem incluir fortalecimento, flexibilidade e condicionamento para ajudar os pacientes a lidar com vários padrões funcionais e de dor.

Medicamento é outra opção de tratamento para hérnia de disco. Um médico pode prescrever medicamentos como paracetamol, naproxeno, prednisona ou ibuprofeno. Em alguns casos, os medicamentos podem ser administrados por meio de injeções usando orientação de raios-x.

Cirurgia pode ser recomendado para tratar casos graves ou persistentes. A cirurgia é geralmente o tratamento de primeira linha para pacientes que apresentam perda de força e/ou sensação, perda do controle intestinal ou perda do controle da bexiga como resultado de sua hérnia de disco.

A cirurgia também é uma opção de tratamento para aqueles com sintomas persistentes de ciática, apesar das tentativas de fisioterapia ou medicamentos.

O que é ciática?

Ciática refere-se à dor que se irradia ao longo do nervo ciático, que se ramifica da parte inferior das costas, passando pelos quadris, nádegas e descendo por cada perna. A ciática geralmente afeta apenas um lado do corpo.

5. 90% melhoram sem cirurgia

Em muitos casos, os sintomas entre aqueles com hérnia de disco são aliviados por meio de tratamento conservador, como fisioterapia e medicação.

Se os principais sintomas de um paciente são dor e desconforto e eles não estão experimentando perda de sensibilidade ou força, eles provavelmente podem ser tratados com fisioterapia, exercícios em casa, medicação e tempo. Cerca de 90% melhorará dentro de alguns meses.

Existem alguns remédios diferentes que os pacientes podem tentar em casa para aliviar os sintomas de uma hérnia de disco:

  • Evite longos períodos de repouso na cama
  • Tome um analgésico de venda livre, como ibuprofeno ou acetaminofeno
  • Aplique calor ou gelo na área problemática
  • Alongue-se e mantenha-se móvel.

“Se os sintomas persistirem após algumas semanas, piorarem ou você estiver lutando com as atividades do dia-a-dia, entre em contato com seu médico de cuidados primários ou um especialista em coluna para um exame.”

Conclusão

Em qualquer idade, as condições ortopédicas podem nos afastar das tarefas básicas que tanto significam. Usando técnicas avançadas e comprovadas e aproveitando os recursos e talentos de nossa rede regional completa, nossa equipe fornecerá atendimento personalizado – e a liberdade de uma vida feliz e ativa.

Administrador de empresas, formado em administração pela Universidade Federal do Paraná, Maurício Nakamura começou sua carreira sendo estagiário em uma empresa de contabilidade. Apaixonado por escrever, ele se dedica em ser um dos editores chefe do site Instituto Ortopedico, onde pode ensinar outros aspirantes à arte de se especializar no mundo da administração.