O dorso é uma estrutura complexa de osso e músculo, sustentada por cartilagens, tendões e ligamentos, e alimentada por uma rede de vasos sanguíneos e nervos.

As costas – especialmente a lombar ou parte inferior das costas – suportam grande parte do peso do corpo durante a caminhada, corrida, levantamento de peso e outras atividades. Faz sentido, então, que lesões na região lombar – como distensões e entorses – sejam comuns.

O que é uma estirpe?

Uma distensão é uma lesão em um músculo ou tendão. Os tendões são as bandas resistentes e fibrosas de tecido que conectam o músculo ao osso. Com uma tensão nas costas, os músculos e tendões que sustentam a coluna são torcidos, puxados ou rasgados.

entorses-distensoes-nas-costas

O que é uma entorse?

Uma entorse é o estiramento ou ruptura de um ligamento. Os ligamentos são as bandas fibrosas de tecido que conectam dois ou mais ossos em uma articulação e impedem o movimento excessivo da articulação.

Quão comuns são as distensões e entorses nas costas?

Distensões e entorses são lesões muito comuns. Ao lado das dores de cabeça, os problemas nas costas são a queixa mais comum dos profissionais de saúde.

O que causa uma distensão nas costas ou entorse?

Torcer ou puxar um músculo ou tendão pode resultar em uma tensão. Também pode ser causado por um único caso de levantamento inadequado ou por sobrecarregar os músculos das costas.

Uma tensão crônica (de longo prazo) geralmente resulta do uso excessivo após o movimento repetitivo e prolongado dos músculos e tendões.

Uma entorse geralmente ocorre após uma queda ou torção repentina, ou um golpe no corpo que força uma articulação a sair de sua posição normal. Todas essas condições esticam um ou mais ligamentos além de sua amplitude normal de movimento, causando lesões.

Além disso, vários fatores podem colocar uma pessoa em maior risco de distensão ou entorse nas costas, incluindo:

• Curvar excessivamente a parte inferior das costas
  • Estar acima do peso
  • Ter músculos das costas ou abdominais fracos e/ou isquiotibiais tensos (músculos na parte de trás das coxas).

Praticar esportes que envolvem empurrar e puxar – como levantamento de peso e futebol – também aumenta o risco de lesão lombar.

Quais são os sintomas de uma distensão nas costas ou entorse?

Os sintomas de uma distensão ou entorse incluem:

• Dor que piora quando você se move
  • Cãibras musculares ou espasmos (contrações musculares repentinas e incontroláveis)
  • Diminuição da função e/ou amplitude de movimento da articulação (dificuldade para andar, inclinar-se para a frente ou para os lados ou ficar em pé ereto)

Em alguns casos, a pessoa pode sentir um estalo ou rasgo no momento da lesão.

Como as entorses e distensões nas costas são diagnosticadas?

Entorses e distensões leves geralmente podem ser diagnosticadas com base em um histórico médico – incluindo uma revisão dos sintomas e como a lesão ocorreu – e um exame físico por um profissional de saúde.

Em casos de distensões e entorses mais graves, especialmente quando há fraqueza ou perda de função, um raio-X pode ser feito para descartar um disco fraturado (quebrado) ou hérnia (abaulamento) como a causa da dor nas costas.

Como são tratadas as distensões e entorses nas costas?

O tratamento para distensões e entorses é semelhante e geralmente ocorre em duas fases.

O objetivo da primeira fase é reduzir a dor e o espasmo. Isso pode envolver repouso, uso de compressas de gelo e compressão (pressão), principalmente nas primeiras 24 a 48 horas após a lesão. Um medicamento anti-inflamatório não esteróide de venda livre, como o ibuprofeno (Motrin®), pode ser recomendado para ajudar a reduzir a dor e o inchaço.

Após as primeiras 24 a 48 horas, é aconselhável retornar às atividades normais, conforme tolerado. Repouso prolongado ou imobilidade (sem movimento) simplesmente prolonga os sintomas e atrasa a recuperação.

A maioria das pessoas com sintomas de entorse/distensão lombar melhora em cerca de 2 semanas. Se os sintomas persistirem por mais de 2 semanas, pode ser necessário tratamento adicional.

Que complicações estão associadas a distensões e entorses nas costas?

A complicação mais comum de uma distensão nas costas ou entorse é uma redução na atividade, que pode levar ao ganho de peso, perda de densidade óssea e perda de força muscular e flexibilidade em outras áreas do corpo.

Como prevenir entorses e distensões nas costas?

Não é possível prevenir todas as lesões nas costas, mas você pode tomar algumas medidas para ajudar a diminuir o risco de entorse ou distensão:

• Coma uma dieta saudável e equilibrada para manter seus ossos e músculos fortes.
  • Manter um peso saudável. O excesso de peso aumenta o estresse nas estruturas da região lombar.
  • Exercite-se regularmente, incluindo alongamentos, para manter as articulações flexíveis e os músculos em boas condições.
  • Pratique medidas de segurança para ajudar a prevenir quedas, como usar sapatos que se ajustem adequadamente e manter escadas e passarelas livres de desordem.
  • Use uma boa mecânica corporal ao sentar, levantar e levantar. Por exemplo, tente manter as costas retas e os ombros para trás. Ao sentar, mantenha os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Não exagere e evite movimentos de torção. Ao levantar, dobre os joelhos e use os músculos fortes das pernas para ajudar a equilibrar a carga.
  • Pare de fumar. A nicotina interfere no fluxo sanguíneo para os músculos.
  • Evitar Contusões

Qual é o prognóstico (perspectiva) para pessoas com distensões e entorses nas costas?

A maioria das pessoas com distensões nas costas e entorses tem uma recuperação completa com o tratamento dentro de 2 semanas.

Quando devo entrar em contato com meu médico sobre uma distensão nas costas ou entorse?

Ligue para o seu médico se:

• Você tem dor intensa e não pode andar mais do que alguns passos.
  • Você tem dormência na área da lesão ou na perna.
  • Você já machucou a região lombar várias vezes antes.
  • Você tem um caroço ou área com uma forma incomum.
  • Você tem dor que interfere com o sono.
  • Você tem fraqueza óbvia em uma extremidade (mãos ou pés) após uma lesão.