Cirurgiões ortopédicos realizam quase 700.000 operações de joelho a cada ano, e o procedimento tem uma alta taxa de sucesso no alívio da dor e na restauração de um estilo de vida ativo.

Não é incomum que os pacientes tenham artrite em ambos os joelhos, então eles podem precisar decidir, junto com seu cirurgião, se devem substituir os dois joelhos ao mesmo tempo.

Devo fazer a cirurgia de artroplastia total do joelho em dois joelhos ao mesmo tempo?

Este procedimento, conhecido artroplastia total do joelho, tem prós e contras. Seu cirurgião ortopédico e você devem pesar cuidadosamente ambos antes de tomar uma decisão.

Quais são as vantagens da artroplastia total em dois joelhos?

  • Ter ambos os joelhos operados ao mesmo tempo permite que os pacientes voltem às suas vidas normais mais rapidamente.
  • Os pacientes têm uma cirurgia, uma internação e um curso de reabilitação.
  • Os pacientes geralmente tiram menos tempo do trabalho.

Quais são os contras da artroplastia total em dois joelhos?

  • Estudos mostram que há um risco maior de complicações, incluindo problemas cardiovasculares e coágulos sanguíneos.
  • Os pacientes perdem mais sangue, então há uma maior taxa de transfusões de sangue.
  • A recuperação e a reabilitação são muito mais desafiadoras porque uma maior tensão física e emocional é colocada no corpo. A reabilitação também é mais difícil porque os pacientes não podem contar com uma perna estável para apoio.
  • Os pacientes que têm uma artroplastia total em dois joelhos devem ir a uma clínica de reabilitação após a cirurgia. Após uma única cirurgia do joelho, muitos indivíduos vão direto para casa e fazem fisioterapia em casa.

Quem é candidato à artroplastia total em dois joelhos?

Os candidatos ao procedimento devem estar em excelente estado de saúde, além da artrite, sem problemas médicos subjacentes. Eles não devem ter histórico de doença cardíaca ou pulmonar.

Eles também precisam estar psicologicamente preparados para a reabilitação intensiva que a operação implica. Com a seleção cuidadosa do paciente, a taxa geral de sucesso é alta para a cirurgia artroplastia total em dois joelhos.

No HSS, as artroplastias bilaterais do joelho não são realizadas em indivíduos com mais de 75 anos devido ao maior risco de complicações em pacientes mais velhos.

A artroplastia total em dois joelhos no mesmo dia também está fora de questão para indivíduos de qualquer idade com uma condição médica grave. Pacientes com sobrepeso grave e IMC acima de 40 não seriam candidatos ao procedimento bilateral.

Avanços na artroplastia total do joelho

Não muito tempo atrás, muitas pessoas pensavam que se você tivesse um joelho operado, a dor e a reabilitação seriam tão desgastantes que você não gostaria de voltar para uma cirurgia no outro joelho.

Mas com os avanços atuais nas técnicas cirúrgicas, anestesia e controle da dor, a recuperação de uma única operação de joelho, é muito mais fácil e rápida do que no passado.

Saiba o que esperar antes de fazer uma artroplastia total no joelho

Quer tenha dois procedimentos separados ou ambos os joelhos substituídos simultaneamente, o cirurgião ortopédico deve ter uma discussão detalhada com o paciente sobre o que esperar.

Os pacientes também devem escolher um hospital que realize um alto volume de operações . Toda a equipe estará acostumada a lidar com as necessidades dos pacientes antes, durante e após a cirurgia.

A cirurgia do joelho é um grande passo, mas conhecer os fatos pode ajudar os pacientes a tomar uma decisão informada. Após a cirurgia, a maioria dos pacientes dirá que, em termos de alívio da dor da artrite e melhora da mobilidade, eles gostariam de ter feito isso mais cedo.

Veja também Cirurgia robótica versus cirurgia tradicional: qual é melhor?

Administrador de empresas, formado em administração pela Universidade Federal do Paraná, Maurício Nakamura começou sua carreira sendo estagiário em uma empresa de contabilidade. Apaixonado por escrever, ele se dedica em ser um dos editores chefe do site Instituto Ortopedico, onde pode ensinar outros aspirantes à arte de se especializar no mundo da administração.