Visão geral sobre espondilólise

O que é espondilólise?

A espondilólise é uma condição da coluna que pode ser dolorosa. É um problema com a conexão entre as vértebras – os ossos que compõem a coluna. Ter espondilólise pode levar a pequenas fraturas por estresse ou rachaduras, muitas vezes após lesões repetidas durante esportes.

A espondilólise também é conhecida como “defeito da pars” porque afeta um pequeno osso da coluna vertebral chamado pars interarticularis.

Espondilólise é o mesmo que espondilolistese?

A espondilólise e a espondilolistese estão relacionadas, mas não são a mesma coisa.

• Espondilolistese é quando uma vértebra desliza para fora do lugar sobre a vértebra abaixo.
  • Espondilólise é uma causa comum de espondilolistese, porque a rachadura na vértebra pode fazer com que o osso deslize.

Quão comum é a espondilólise?

A espondilólise afeta cerca de 3% a 7% dos americanos. É comum em crianças e adolescentes, especialmente aqueles que participam de esportes como ginástica ou futebol. O alongamento excessivo ou a extensão excessiva da coluna, mas não a inflexão (dobrar para dentro) pode levar a pequenas rachaduras nas vértebras.

O que causa a espondilólise?

espondilólise
Espondilólise

Se você tem espondilólise, normalmente tem uma fraqueza em uma seção da vértebra chamada pars interarticularis. Este fino pedaço de osso conecta as articulações facetárias, que unem as vértebras diretamente acima e abaixo para formar uma unidade de trabalho que permite o movimento da coluna. As rachaduras são frequentemente chamadas de fraturas pars.

Embora não saibamos exatamente por que a fraqueza ocorre, seus genes podem desempenhar um papel. Você pode nascer com vértebras finas, o que o coloca em maior risco de fraturas da pars. Traumas repetitivos na região lombar – por exemplo, machucar-se repetidamente por meio de esportes ou outras atividades – também podem enfraquecer a pars interarticularis.

Quais são os sintomas da espondilólise?

É possível ter espondilólise e nem sentir nenhum sintoma. Se você tiver sintomas, a dor lombar é a mais comum. A dor muitas vezes:

• Espalha-se pela parte inferior das costas.
  • Parece uma tensão muscular.
  • Piora com extensão

Os sintomas geralmente aparecem durante os surtos de crescimento na adolescência. A idade típica dos diagnósticos é de 15 a 16 anos (mais jovem no sexo feminino).

Como a espondilólise é diagnosticada?

Seu médico perguntará sobre seus sintomas e histórico médico. Você provavelmente também precisará de alguns exames de imagem.

Quais exames de imagem posso precisar?

Um raio-X da parte inferior das costas pode mostrar se há alguma vértebra fraturada. Você também pode precisar de tomografia computadorizada ou ressonância magnética para detectar pequenas fraturas ou descartar outras condições da coluna que possam causar dor nas costas, como hérnia de disco (abaulamento) ou nervo comprimido.

Como é tratada a espondilólise?

Os profissionais de saúde geralmente usam métodos não cirúrgicos para tratar a espondilólise. Seus cuidados podem incluir medicamentos para modificação da atividade e fisioterapia. Em casos raros, a cirurgia é necessária.

Quais tratamentos não cirúrgicos estão disponíveis para espondilólise?

Os objetivos do tratamento são reduzir a dor, permitir que a fratura se cure e ajudá-lo a voltar às suas atividades diárias. Você pode precisar seguir o regime de tratamento por algumas semanas a alguns meses para sentir alívio completo.

Os tratamentos incluem:

• Descanso: Faça uma pausa nos esportes e outras atividades extenuantes.
  • Medicamentos: Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) de venda livre, como o ibuprofeno (Motrin®), podem ajudar a reduzir a dor e a inflamação. Seu médico pode prescrever medicamentos mais fortes, conforme necessário.
  • Injeções de esteróides: Seu médico injeta medicamentos esteróides diretamente na área afetada para ajudar a aliviar a dor.
  • Fisioterapia: Um fisioterapeuta ajuda você a aprender exercícios para fortalecer seus músculos e melhorar a flexibilidade, para que você possa se mover sem dor.
  • Contraventamento: Ocasionalmente, os profissionais de saúde recomendam um colete nas costas para estabilizar a coluna à medida que a fratura da pars cicatriza.

Preciso de cirurgia para espondilólise?

A cirurgia para espondilólise é rara. Na maioria das vezes, as pessoas se sentem melhor por meio de tratamentos não cirúrgicos.

Algumas pessoas precisam de cirurgia para estabilizar a coluna. Uma cirurgia de reparo da pars corrige a fratura da pars sem a necessidade de realizar uma fusão espinhal (onde os cirurgiões fundem as duas vértebras para formar um osso).

No reparo pars, os cirurgiões removem o tecido cicatricial da área da fratura. Eles estabilizam os lados da fratura, geralmente usando um pedaço de osso de outra parte do corpo. Você provavelmente precisará de reabilitação após a cirurgia para ajudá-lo a voltar à função completa.

A espondilólise pode ser prevenida?

Não, mas você pode tomar medidas para reduzir o risco de fraturas. Se você machucar as costas ou tiver dor lombar que interfira em sua vida, consulte seu médico. Quanto mais cedo você iniciar o tratamento, melhor será o resultado. Você também pode fazer exercícios para fortalecer os músculos abdominais (barriga) e das costas, o que ajudará a apoiar a região lombar.

Se você tem espondilólise, escolha atividades como natação e ciclismo para reduzir o risco de fraturas. Esses exercícios são mais suaves na parte inferior das costas.

O que posso esperar se tiver espondilólise?

Se você tem espondilólise, tratamentos como repouso, medicação e exercícios podem aliviar sua dor. Eles funcionam melhor se você procurar atendimento precoce. Esses tratamentos não podem desfazer a fratura, mas podem ajudá-lo a retornar às suas atividades diárias sem dor.

Existem complicações da espondilólise?

Sem tratamento, a espondilólise pode levar à espondilolistese. Nesta condição, a fratura faz com que uma das vértebras deslize para fora do lugar. Se a vértebra pressionar um nervo, você pode ter dor intensa. Em alguns casos, as pessoas precisam de cirurgia para aliviar os sintomas da espondilolistese e voltar ao pleno funcionamento.

A dor nas costas que acompanha a espondilólise também pode levar à redução da mobilidade. À medida que você se move e se exercita menos, pode começar a ganhar peso. Você também pode perder massa muscular e flexibilidade. Obter tratamento e encontrar novas atividades pode ajudar.

Quando posso voltar às atividades e esportes?

Seu médico irá monitorar o progresso do seu tratamento. À medida que você começa a ter menos dor e mais flexibilidade, poderá retornar às suas atividades regulares. Normalmente, as pessoas precisam de algumas semanas a alguns meses de tratamento para se livrar da dor.

Quando devo consultar meu médico sobre dor nas costas?

O tratamento funciona melhor quando iniciado mais cedo. Consulte o seu médico o mais rápido possível se você ferir a região lombar ou tiver dores nas costas que interfiram em sua vida diária.

O que posso fazer para evitar que volte ou piore?

Exercícios de fortalecimento podem ajudar a construir músculos fortes das costas e do estômago (seu núcleo). Ter uma boa força do núcleo pode diminuir o risco de lesões nas costas. Você também deve fazer consultas regulares com seu médico para acompanhamento.

Uma nota da Cleveland Clinic

A espondilólise pode causar dor nas costas que interrompe suas atividades diárias. Na maioria dos casos, repouso, medicação e exercícios de fisioterapia aliviam a dor sem cirurgia. Com os devidos cuidados e tratamento, você pode retornar a uma vida ativa.