Mesmo pequenas quedas ou traumas podem produzir uma fratura na coluna. Muitas dessas lesões nunca exigirão cirurgia, mas grandes fraturas podem resultar em sérios problemas a longo prazo, a menos que sejam tratadas prontamente e adequadamente. As fraturas da coluna variam de fraturas por compressão dolorosas, muitas vezes observadas após pequenos traumas em pacientes com osteoporose, a lesões mais graves, como fraturas por explosão e fraturas-luxações que ocorrem após acidentes automobilísticos ou quedas de altura. Essas lesões graves frequentemente resultam em instabilidade da coluna vertebral, com alto risco de lesão e dor na medula espinhal.

A osteoporose, ou enfraquecimento dos ossos, pode levar a fraturas de compressão vertebral dolorosas. Até recentemente, o único tratamento era órtese e medicamentos narcóticos que frequentemente levavam a dor contínua e deformidade progressiva.

O que causa a fratura?

Quando uma força externa é aplicada à coluna, como uma queda, as forças podem exceder a capacidade do osso dentro da coluna vertebral de suportar a carga. Isso pode causar o esmagamento da parte frontal do corpo vertebral, resultando em uma fratura por compressão. Se a coluna vertebral inteira quebrar, isso resultará em uma fratura por explosão.

Se a compressão for leve, você sentirá apenas dor leve e deformidade mínima. Se a compressão for grave, afetando a medula espinhal ou as raízes nervosas, você sentirá dor intensa e uma deformidade curvada para a frente (cifose).

A osteoporose é o fator de risco mais comum para fraturas, pois a doença causa o enfraquecimento dos ossos.

Quais são as minhas opções de tratamento?

Tratamento médico

A maioria das fraturas é tratada com imobilização em órtese ou espartilho por até 12 semanas. A órtese ajuda a reduzir a dor e prevenir a deformidade.

Tratamento cirúrgico

Casos graves podem exigir cirurgia.

A vertebroplastia é um novo procedimento cirúrgico que pode ser usado para tratar fraturas por compressão. Neste procedimento, o cirurgião insere um cateter na vértebra comprimida. O cateter é usado para injetar cimento ósseo nas vértebras fraturadas, que endurece, estabilizando a coluna vertebral. Este procedimento demonstrou reduzir ou eliminar a dor da fratura, permitindo um rápido retorno à mobilidade e prevenindo a perda óssea devido ao repouso no leito. No entanto, não corrige a deformidade da coluna vertebral.

A cifoplastia envolve a inserção de um tubo na coluna vertebral sob orientação de raios-X, seguido pela inserção de um tampão ósseo inflável. Uma pequena incisão é feita nas costas. Uma vez inflado, o tampão restaura o corpo vertebral de volta à sua altura original, enquanto cria uma cavidade a ser preenchida com cimento ósseo. O cimento sela rachaduras e cavidades e evita que a vértebra volte a colapsar. Depois que a cavidade é preenchida, o tubo é removido e a incisão é costurada.

A estabilização também pode ser alcançada removendo a vértebra quebrada e substituindo-a por uma placa, parafusos ou gaiola.

Quais são os riscos da cirurgia? A cirurgia é segura?

Os riscos da cirurgia incluem lesão nervosa, infecção, sangramento e rigidez.

Como me preparo para a cirurgia?

Pare de fumar se você fuma, exercite-se regularmente para melhorar sua taxa de recuperação, pare de tomar quaisquer medicamentos não essenciais e quaisquer remédios de ervas que possam reagir com anestésicos ou outros medicamentos e pergunte ao seu cirurgião todas as perguntas que você possa ter.

O que acontece após a cirurgia?

Geralmente, não é necessário passar a noite no hospital para cifoplastia, a menos que você tenha outros problemas de saúde graves, como hipertensão ou problemas cardíacos.

Qual é o período de recuperação após a cirurgia?

Normalmente, os aparelhos são usados ​​por seis a 12 semanas após a cirurgia, além de três a seis semanas de fisioterapia.

Após a cifoplastia, os pacientes são incentivados a retomar suas atividades normais o mais rápido possível, sem quaisquer restrições. Seu médico pode recomendar fisioterapia e reabilitação.

Existem outros recursos aos quais posso recorrer para obter mais informações sobre o procedimento?

Os pacientes podem acessar os seguintes recursos para obter mais informações sobre este procedimento:

Por que devo procurar uma segunda opinião sobre o tratamento para este procedimento?

• Você não tem certeza sobre a cirurgia.
  • Você ainda tem dúvidas ou preocupações sobre seu tratamento atual.
  • Recomenda-se um tratamento controverso ou experimental.
  • Você tem vários problemas médicos.
  • Você tem escolhas a fazer sobre o tratamento.