A infiltração no ombro é um dos mais comuns procedimentos que os ortopedistas utilizam. E isso acontece devido ao fato de ser muito eficiente.

Realizar a infiltração em ombro é um excelente meio de tratar dores que podem acontecer por uma série de razões.

No entanto, devido ao fato de não ser algo com tanta divulgação, acaba que muitos pacientes têm dúvida a respeito desse assunto.

Então, se você vai ter que fazer alguma infiltração em ombro, é bem comum que esteja um pouco confuso.

Em vista disso, a fim de fazer com que você se sinta mais seguro e tranquilo, no artigo de hoje iremos falar tudo o que você precisa saber sobre infiltração no ombro.

O que é a infiltração no ombro?

Em suma, a infiltração no ombro é um procedimento em que o médico aplica algumas substâncias diretamente na articulação, tendão ou músculo.

Na grande maioria das vezes, utiliza-se uma dose bem menor da substância, mas a sua eficácia tende a ser muito maior do que outros remédios.

Além disso, uma das grandes vantagens da infiltração em ombro é devido ao fato de ter baixo risco de efeitos colaterais.

Sendo assim, não há como negar que se trata de um procedimento muito mais seguro para os pacientes de todas as idades.

Além disso, a infiltração em ombro é capaz de proporcionar o alívio da dor e diversos outros sintomas das seguintes doenças:

  • Casos de artrose;
  • Lesão no manguito rotador;
  • Artropatia do manguito rotador;
  • Tendinite do manguito rotador;
  • Artrose no ombro;
  • Tendinite calcária;
  • Capsulite adesiva etc.

Inclusive, em alguns casos, a infiltração se torna a primeira opção de tratamento. Mas, o médico também pode investir nisso apenas depois de tentar outros tipos de cuidados.

Sendo assim, o ideal é que o paciente dialogue com o seu ortopedista, a fim de descobrir a melhor alternativa para o caso.

Quais são as substâncias utilizadas para infiltração no ombro?

A infiltração é um tratamento muito eficaz justamente por conta das substâncias que utiliza, já que elas são as responsáveis pelo alívio de dor no ombro e cotovelo.

Então, em relação às substâncias para a infiltração em ombro, podemos citar as seguintes:

Anestésicos locais

Dentre as substâncias utilizadas na infiltração, não há como deixar de falar dos anestésicos locais. Nesse caso, o intuito é diminuir a dor, mas a sua função vai além disso.

Dizemos isso devido ao fato de que muitos desses anestésicos possuem uma ação prolongada. Ou seja, é capaz de atenuar os sintomas por mais de 24 horas.

As infiltrações podem durar 24 horas ou até mais justamente por conta de substâncias como essas, desde que aplicada na quantidade adequada.

Corticoides

O corticoide já é uma substância bem presente em diversos medicamentos, onde o intuito é tratar alguma lesão.

E isso acontece devido ao fato de que o corticoide é capaz de diminuir o processo inflamatório que está ocorrendo.

Além disso, a substância ainda pode atenuar a dor nos tendões e a articulação da região. Ou seja, oferece mais conforto para o paciente.

Derivados de ácido hialurônico

O ácido hialurônico nada mais é que um tipo de substância que o nosso corpo produz de forma natural, sendo que ele funciona como uma barreira de proteção em nosso organismo.

Agora, em relação aos derivados, elas são excelentes para lubrificar a articulação. Assim, irá reduzir todos os sintomas de dores que provêm de problemas como a artrose.

Toxina botulínica

A toxina botulínica, mais conhecida como botox, também é capaz de ajudar no alívio de alguns sintomas mais intensos.

Isso acontece porque o botox é capaz de reduzir a força da contração nos músculos, relaxando-os. Em vista disso, é normal aplicar em pacientes que têm espasmos múltiplos.

Como é feita uma infiltração no ombro?

Em primeiro lugar, saiba que apenas um especialista em ombro deve fazer esse tipo de procedimento. Afinal de contas, existe toda uma técnica.

Por mais que a infiltração em ombro seja algo um tanto quanto simples, o médico precisa fazer todos os exames, a fim de garantir a segurança do paciente.

Na grande maioria dos casos, a infiltração em ombro ocorre em um consultório ortopédico, mas há casos em que é preciso fazer no hospital, sob sedação.

As infiltrações que são feitas direto nas articulações tendem a garantir um conforto maior para o paciente caso seja feita em um hospital.

Portanto, deve-se seguir todas as instruções e recomendações que o ortopedista fizer.

Quanto tempo dura uma infiltração?

Na verdade, cada caso é único e, por isso, o tempo de aplicação pode variar de acordo com a dose que o médico recomenda e o tipo de medicamento.

Entretanto, problemas como a tendinite no ombro acabam tendo uma cura permanente, mas a duração para artrose dura por volta de 6 meses a 1 ano.

Como mencionado, é claro que isso pode variar de acordo com uma série de fatores, mas apenas o médico é capaz de dar informações mais precisas.

Mas, assim que fizer a infiltração em ombro, deve-se manter o acompanhamento com o médico, para que ele possa informar se (e quando) será necessário uma nova aplicação.

Tenha em mente também que essa técnica não pode ser utilizada em pessoas que fazem uso de remédios anticoagulantes e para pacientes diabéticos.

Além disso, informe toda a sua condição para o médico, até para que tome alguma medida preventiva, se for preciso.

Após o procedimento, é vital evitar fazer esforços físicos com a articulação por pelo menos 48 horas seguintes.

E, no geral, o médico ainda pode indicar sessões de fisioterapia para fortalecer a região.

Quais são os riscos e as complicações mais comuns?

Assim que o paciente faz a infiltração em ombro, é comum que a dor piore de forma transitória entre as primeiras 24 horas.

Agora, em relação às principais complicações da infiltração em ombro, podemos citar as seguintes:

  • Alteração cutânea;
  • Alteração na pele;
  • Reação alérgica;
  • Infecções etc.

No entanto, essas são reações bem difíceis de acontecer, sendo que a qualquer sinal delas você deve avisar ao seu médico.

Também é importante evitar fazer infiltrações repetitivas vezes, em especial sobre os tendões. Saiba também que a infiltração pode enfraquecer o tendão, algo que pode gerar ruptura tendínea.

Quais são as contraindicações para a infiltração no ombro?

Sobre as contraindicações mais comuns para a infiltração, citamos as seguintes:

  • Febre;
  • Infecção ou machucado na pele;
  • Gravidez;
  • Alergia a substância utilizada.

Ainda que não seja de fato uma contraindicação, avise ao médico caso seja diabético ou faça uso de algum remédio anticoagulante.

Apesar de não serem contraindicações ao procedimento, avise seu médico se você for diabético ou usar algum tipo de anticoagulante.

A infiltração no ombro precisa de repouso?

Sim. Depois do procedimento, o ideal é não fazer qualquer tipo de esforço com a articulação por pelo menos 48 horas.

Ao final desse período, o médico tende a liberar alguns exercícios e a fisioterapia, a fim de recuperar as atividades normais do dia a dia.

No entanto, na maior parte das vezes, não é preciso manter a articulação imobilizada.

Quantas vezes posso fazer a infiltração no ombro?

Na verdade, a quantidade de vezes que você pode repetir a infiltração em ombro tem ligação direta com o objetivo da infiltração.

O corticoide, por exemplo, tem um efeito negativo ao estar diante de estruturas que já sofreram lesão. Afinal, atrapalha a síntese de tecido na região. Portanto, acaba por facilitar a cicatrização de lesões de ligamentos e tendões, em especial.

Isso quer dizer que, se o paciente tem uma tendinite avançada, a infiltração pode sim ajudar no alívio da dor, mas também é capaz de contribuir para o aumento da lesão do tendão.

Então, é ideal não usar a infiltração de forma repetitiva no caso de a substância for o corticoide.

Agora, para o ácido hialurônico, o seu papel é o de ajudar na construção do tendão, reduzir inflamação e estimular o corpo a produzir colágeno.

Portanto, no caso da aplicação dessa substância, pode ser feito a cada 6 meses ou sempre que for necessário.

Conclusão

Tenha em mente que a infiltração não cura de nenhuma doença ou lesão, apenas alivia os sintomas de dor, inflamação etc.

Portanto, ainda que faça várias aplicações, o ideal é associar com outros tratamentos, como a fisioterapia e demais exercícios para fortalecer a articulação.

Ademais, deve-se passar por um profissional ortopedista, a fim de que ele possa definir quais são os procedimentos mais benéficos.

Tags relacionadas: #infiltração no ombro dói muito #infiltração no ombro preço #cuidados após infiltração no ombro #infiltração no ombro efeitos colaterais #infiltração no ombro para bursite

Administrador de empresas, formado em administração pela Universidade Federal do Paraná, Maurício Nakamura começou sua carreira sendo estagiário em uma empresa de contabilidade. Apaixonado por escrever, ele se dedica em ser um dos editores chefe do site Instituto Ortopedico, onde pode ensinar outros aspirantes à arte de se especializar no mundo da administração.