Médicos ortopédicos (às vezes também chamados de médicos ortopédicos) são médicos especializados em lesões do sistema musculoesquelético – que inclui ossos, articulações, ligamentos, nervos e tendões.
O campo da ortopedia foi desenvolvido pela primeira vez para tratar crianças que tinham doenças incapacitantes ou debilitantes.
Faz sentido, então, que a palavra “ortopédico” seja derivada das palavras gregas “ortho”, que significa hétero, e “pais”, que significa criança ou pediátrico. Hoje, os médicos ortopedistas tratam pacientes de todas as idades.Quase todo mundo experimenta dor nas articulações em algum momento de sua vida, e muitas pessoas têm lesões musculoesqueléticas que requerem atenção médica.

Se forem necessários diagnósticos e tratamentos especializados para sua lesão, você provavelmente consultará um médico ortopedista.

Mesmo que você não seja uma pessoa fisicamente ativa, pode danificar o tecido muscular simplesmente pelo desgaste das atividades diárias.

O uso prolongado do computador, o trabalho sem pausas, a realização de movimentos repetitivos e até a má postura podem causar lesões musculoesqueléticas.

O que faz um ortopedista?

Médicos ortopédicos diagnosticam e tratam lesões causadas por esportes ou atividade física, uso excessivo, envelhecimento e muito mais. Os médicos ortopedistas visam:

Gerenciar a dor

Há uma variedade de condições musculoesqueléticas e lesões que podem causar desconforto e/ou dor. Médicos ortopédicos podem ajudar a reduzir ou eliminar a dor de tais lesões.

Os médicos ortopédicos são especializados no tratamento da dor nas seguintes partes do corpo:

Melhorar a amplitude de movimento

Dor, rigidez e inchaço das articulações podem causar uma diminuição na amplitude de movimento. Quando isso ocorre, pode ser difícil concluir as tarefas diárias, incluindo tomar banho, limpar, curvar-se e muito mais.

Médicos ortopédicos ajudam a recuperar sua amplitude de movimento ao normal por meio de fisioterapia ou outros tratamentos. Às vezes, a cirurgia é necessária.

Tratar e prevenir lesões

Ossos quebrados, fraturas por compressão, fraturas por estresse, luxações, lesões musculares e rupturas ou rupturas de tendão são condições que os ortopedistas geralmente tratam.

Médicos ortopedistas também podem fazer um plano de tratamento e prevenção para ajudá-lo a evitar futuras lesões.

Educação e treinamento

Os médicos ortopedistas devem passar pelo treinamento tradicional da faculdade de medicina, incluindo trabalho acadêmico para obter o diploma de Doutor em Medicina (MD) ou Doutor em Medicina Osteopática (DO) e uma residência de dois a quatro anos.

Além disso, todos os estados atualmente exigem que os estudantes de medicina passem no Exame de Licenciamento Médico dos Estados Unidos (USMLE). Três conjuntos de exames são necessários para obter o licenciamento nacional.Os cirurgiões ortopédicos também podem buscar a Certificação do Conselho. Uma licença médica válida é necessária para se tornar o Board Certified, mas a certificação não é necessária para o licenciamento.Um cirurgião ortopédico certificado pelo Conselho atendeu aos padrões e passou nos testes que garantem a seus pacientes que eles foram treinados adequadamente em ortopedia.

Quais condições um médico ortopedista trata?

Médicos ortopedistas podem diagnosticar e fazer planos de tratamento para inúmeras condições musculoesqueléticas, incluindo:

Razões para consultar um ortopedista

A dor persistente é uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas procuram ajuda médica de ortopedistas. Se você tiver dor persistente com duração superior a três meses ou dor intensa que não desaparece com o tratamento em casa, considere marcar uma consulta com um ortopedista.

Você pode considerar consultar um médico ortopedista porque:

  • Você está experimentando uma diminuição notável em sua amplitude de movimento
  • Você não pode andar sem dor ou desconforto
  • Você tem artrite moderada ou avançada do joelho ou quadril
  • Você tem dor progressiva no quadril ou no joelho que piora ao ficar em pé
  • Sua vida diária é afetada por sua dor e desconforto
  • Você tem dor crônica (com duração superior a 12 semanas)
  • Você tem uma lesão nos tecidos moles que não melhorou após vários dias

Quer saber se você deve ir diretamente a um especialista em ortopedia ou consultar seu médico de cuidados primários primeiro? Se houver a possibilidade de você ter uma lesão traumática ou de movimento repetitivo em um osso, articulação, tendão ou nervo, consulte um ortopedista o mais rápido possível.

O que esperar do ortopedista

Quando você chegar ao consultório do seu ortopedista, a equipe médica fará perguntas sobre a localização, gravidade e início da sua dor. Eles provavelmente também perguntarão sobre seu histórico médico e nível de atividade física – tudo para entender como sua dor afeta suas atividades diárias.

Dependendo de sua situação única, seu médico ortopedista também pode fazer você realizar testes físicos para avaliar sua amplitude de movimento ou grau de lesão.

Eles também podem solicitar exames adicionais, como raio-X, tomografia computadorizada (também chamada de tomografia computadorizada), ressonância magnética (RM), ultrassonografia ou eletromiografia (EMG).

Administrador de empresas, formado em administração pela Universidade Federal do Paraná, Maurício Nakamura começou sua carreira sendo estagiário em uma empresa de contabilidade. Apaixonado por escrever, ele se dedica em ser um dos editores chefe do site Instituto Ortopedico, onde pode ensinar outros aspirantes à arte de se especializar no mundo da administração.