Visão geral sobre a osteomielite vertebral
O que é osteomielite vertebral?
A osteomielite vertebral é uma infecção rara da coluna vertebral. A osteomielite, o nome de uma infecção óssea dolorosa que se desenvolve a partir de bactérias ou fungos, é rara. A osteomielite vertebral pode acontecer como resultado de uma lesão na coluna ou após uma cirurgia. Também pode se espalhar de outro lugar do corpo para a coluna na corrente sanguínea. Outros nomes para esta condição incluem osteomielite espinhal e espondilodisquete.
Quem é afetado pela osteomielite vertebral?
Segundo a pesquisa, mais homens do que mulheres desenvolvem osteomielite vertebral. As chances de isso acontecer aumentam à medida que você envelhece.
É mais provável que você tenha osteomielite vertebral se:
- Estão doentes e vivem em um lar de idosos.
- Estão em diálise.
- Tem doença falciforme.
- Injete drogas usando agulhas que não são estéreis.
Quão comum é a osteomielite vertebral?
Estudos estimam que a osteomielite vertebral ocorre em cerca de 4,8 por 100.000 pessoas, com a taxa aumentando ao longo do tempo. Uma estimativa é que 26.170 a 65.400 pessoas nos EUA desenvolvem a doença a cada ano, mas é difícil ser exato porque a osteomielite vertebral é difícil de diagnosticar.
Sintomas e causas
Quais são os sinais e sintomas da osteomielite vertebral?
Sinais e sintomas de osteomielite vertebral podem incluir:
- Dor nas costas que piora quando você se move e não melhora com tratamentos caseiros, como tomar analgésicos, aplicar calor ou descansar.
- Fraqueza.
- Dormência e formigamento.
- Perda de peso.
Você pode não ter febre se tiver osteomielite vertebral.
O que causa a osteomielite vertebral?
Os germes causam osteomielite vertebral, e a causa mais comum é a bactéria Staphylococcus aureus, também conhecido como estafilococo. Staph em si é comum. Cerca de 30% da população total tem estafilococos no nariz sem consequências. No entanto, as infecções por estafilococos podem ser muito graves quando acontecem.
Outros tipos de germes como fungos ou Mycobacterium tuberculosis (o germe responsável pela tuberculose) pode causar osteomielite vertebral.
Se você quebrar um osso ou algo perfurar seu osso, você pode desenvolver uma infecção óssea. O sangue pode espalhar infecções de áreas próximas de tecidos moles se estiverem infectados. As escaras podem levar a infecções em outras partes do corpo, incluindo ossos. Assim como as infecções do trato urinário.
A osteomielite vertebral é contagiosa?
Infecções ósseas como osteomielite vertebral não são contagiosas, mas os germes que as causam são. Você pode passar os germes reais para outra pessoa.
Diagnóstico e Testes
Como a osteomielite vertebral é diagnosticada?
Os sintomas da osteomielite vertebral podem assemelhar-se aos de outras doenças. Além de obter um histórico médico e examiná-lo, seu médico solicitará testes de diagnóstico, como:
- Exames de sangue, como aqueles para testar a inflamação, como a taxa de sedimentação de eritrócitos ou um teste para a quantidade de proteína C reativa no sangue ou quantos glóbulos brancos existem. Sangue, tecido, pus e fluido de sua articulação e osso podem ser testados para descobrir que tipo de germe está causando a infecção.
- Testes de imagem, como ressonância magnética (RM), tomografia computadorizada (TC) e raios-X, podem mostrar áreas problemáticas em seus ossos. Seu médico também pode solicitar uma cintilografia óssea.
- Biópsia. Em uma biópsia, um cirurgião remove tecido ou um pedaço de osso para fazer um diagnóstico, mas também para decidir qual antibiótico funcionaria melhor. Nesse caso, seu médico pode usar a TC para orientar a biópsia.
Gestão e Tratamento
Como é tratada a osteomielite vertebral?
Seu médico irá prescrever antibióticos para tratar a osteomielite vertebral. Você pode obter formas orais e não orais. Normalmente, você será tratado por cerca de seis semanas.
Seu médico também pode sugerir aparelhos nas costas para ajudar a manter a coluna estável, juntamente com reabilitação para melhorar a força muscular.
Você também pode precisar de cirurgia para drenar o pus da área infectada ou estabilizar suas vértebras para que não entrem em colapso.
Prevenção
Como prevenir a osteomielite vertebral?
Os homens são mais propensos a desenvolver osteomielite vertebral.
Existem alguns fatores de risco que você pode influenciar, como:
- Evite injetar qualquer medicamento que não seja prescrito para você e evite usar agulhas sujas.
- Gerencie o diabetes seguindo as instruções do seu médico.
- Evite infecções de pele tomando cuidado para não se arranhar ou cortar. Se você tiver algum tipo de ferida, certifique-se de limpá-la bem.
- Siga um estilo de vida saudável comendo bem, exercitando-se e dormindo o suficiente.
Perspectivas / Prognóstico
Qual é a perspectiva (prognóstico) para alguém com osteomielite vertebral?
Com o tratamento, você pode se recuperar da osteomielite vertebral em um mês a seis semanas. No entanto, pode levar até seis meses para você se sentir totalmente recuperado.
Sem tratamento, você pode desenvolver danos graves na coluna ou septicemia (envenenamento do sangue por bactérias). A morte ocorre em cerca de 20% dos casos de osteomielite vertebral, embora o diagnóstico e o tratamento tenham melhorado.
Vivendo com
Quando devo entrar em contato com meu médico sobre osteomielite vertebral?
É melhor procurar tratamento cedo. Contacte o seu prestador de cuidados de saúde se:
- Você acabou de fazer uma cirurgia ou tem uma infecção, mesmo uma infecção do trato urinário, e sente uma dor no pescoço ou nas costas que não vai parar, não importa o que você faça.
- Você tem uma febre que não é controlada por medicação.
- Você passou por um procedimento odontológico ou injetou drogas e tem dores no pescoço ou nas costas que não estão melhorando.
- Você está se recuperando da osteomielite vertebral e os sintomas estão piorando ou você desenvolve um novo sintoma.
Uma nota da Cleveland Clinic
A osteomielite vertebral é uma condição rara, mas acontece. É mais provável que ocorra se você estiver com problemas de saúde ou tiver outro tipo de infecção. É importante entrar em contato com seu médico sobre a dor nas costas que não melhora, mesmo quando você aplica calor ou toma analgésicos. Se você recebe diálise, drogas injetáveis ou acabou de fazer uma cirurgia e tem dor nas costas que não melhora, consulte seu médico imediatamente. O melhor resultado acontece quando a osteomielite vertebral é diagnosticada e tratada precocemente.