Ter um ombro deslocado é doloroso. Geralmente ocorre a partir de uma queda ou golpe no ombro, em que a mobilidade e o mecanismo de bola no soquete se deslocam. Geralmente acontece durante acidentes em atividades esportivas, cair sobre o ombro, tentar amortecer uma queda com a mão e ser atingido no ombro.
O que é um ombro deslocado?
Quando a bola redonda na parte superior do osso do braço (úmero) deixa a omoplata (escápula), ocorre um deslocamento do ombro. Isso acontece quando virou em uma direção que a articulação não deveria ir. Essa mobilidade pode deixar o ombro instável, embora seja ancorado por músculos, tendões e ligamentos.
Os tecidos que mantêm os ossos juntos – incluindo tendões, músculos e ligamentos que unem o osso do ombro à omoplata – também são feridos às vezes quando um ombro é deslocado. A ruptura da cartilagem também é possível.
A articulação do ombro é inerentemente instável e propensa a escorregar para fora do lugar, então você deve ter cuidado. Se você continuar deslocando o ombro, pode acabar com instabilidade crônica e fraqueza.
Um ombro parcialmente deslocado significa que apenas parte do úmero está fora do encaixe.
Sintomas de um ombro deslocado
Os sintomas de um ombro deslocado incluem:
- Inchaço
- Dor extrema assim que a lesão acontece
- Hematomas ou vermelhidão
- Espasmos musculares
- Dormência ou formigamento do braço, mão ou dedos
- Sensibilidade do ombro e da clavícula
- Dificuldade de mover o braço ou imobilidade
- Ombro visivelmente deformado
Para diagnosticar um ombro deslocado, seu médico irá examiná-lo. Você precisará de raios-X para descartar ossos quebrados e outras condições potenciais.
Se você acredita que seu ombro está deslocado, siga estas etapas:
- Não mova o braço e mantenha-o próximo ao corpo. Não tente colocar o ombro de volta no lugar, pois isso pode danificar seus músculos, ligamentos, nervos e vasos sanguíneos.
- Aplique uma bolsa de gelo na área ferida, dolorida ou inchada. O gelo ajuda a reduzir a dor e o inchaço enquanto você aguarda atendimento médico.
- Leve-o a uma sala de emergência ou ligue para o 911 para receber atendimento médico imediato.
Tratamentos para ombros deslocados
Um ombro deslocado nunca deve ser tratado por conta própria. Você precisará da ajuda de um médico para tratar esse tipo de lesão.
O médico primeiro inspecionará a área afetada em busca de qualquer inchaço, sensibilidade ou deformidade. Um raio-X da articulação do ombro será necessário para verificar a luxação, revelar se há algum osso quebrado e ver a extensão do dano para que eles possam aplicar o tratamento adequado.
O tratamento para um ombro deslocado geralmente envolve:
1. Redução fechada
Este é o procedimento mais comum feito por profissionais de saúde ao tratar um ombro deslocado. O médico tentará algumas manobras suaves para ajudar os ossos do ombro de volta ao encaixe. Dependendo da quantidade de dor e inchaço, você pode precisar de um analgésico, sedativo ou, raramente, anestesia geral antes de manipular os ossos do ombro. Quando está de volta ao seu devido lugar, a dor severa termina quase imediatamente.
2. Cirurgia
Na maioria das vezes, uma redução fechada fará o truque. Mas em casos raros, a cirurgia é necessária porque um tendão, ligamento ou um pedaço de osso quebrado fica preso na articulação, impedindo o retorno da cabeça do úmero à glenóide. Ombros severamente separados também precisam de cirurgia de um cirurgião ortopédico. Depois, você precisará manter o braço na tipoia por cerca de seis semanas.
3. Usando uma tipoia
Seu médico usará uma tala especial ou uma tipoia para manter seu ombro no lugar e impedir que ele se mova. O tempo de uso depende da natureza da luxação do ombro e da rapidez com que a tipoia ou tala é aplicada após o acidente. Geralmente é usado por alguns dias a várias semanas.
4. Reabilitação
O terceiro passo para o tratamento do ombro deslocado é a reabilitação. Depois que a tipoia ou tala de ombro for removida, você precisará iniciar um programa de reabilitação gradual projetado para restaurar a força, a estabilidade e a amplitude de movimento da articulação do ombro. A reabilitação consiste em exercícios de alongamento e fortalecimento seguros e recomendados pelo médico para ajudar o ombro a voltar às suas capacidades originais.
Remédios caseiros
Enquanto seu ombro está tentando curar após o tratamento, aqui estão as coisas que você pode fazer em casa para acelerar a cicatrização e ajudar a aliviar o desconforto:
1. Descanse
Se você tiver uma pequena luxação do ombro sem nenhum dano significativo nos nervos ou tecidos, sua articulação do ombro provavelmente melhorará em algumas semanas. Mas enquanto você está no processo de recuperação, você corre um risco maior de deslocamento futuro. Retomar a atividade muito cedo pode causar lesões na articulação do ombro ou deslocá-la novamente. É melhor esperar a cura do que apressar as coisas.
Descanse o ombro e evite levantar pesos ou atividades acima da cabeça até que seu ombro fique completamente curado. Não repita a ação específica que causou o deslocamento do ombro e evite movimentos bruscos.
Se você pratica esportes de contato, relaxe novamente. Tenha cuidado especial para que eles estejam totalmente curados antes de jogar novamente. Não tente retornar ao seu nível anterior de atividade física até que você possa mover o ombro lesionado tão livremente quanto o não lesionado. Ele também deve se sentir tão forte quanto o outro antes de você voltar ao seu nível normal de atividade. Se você começar a usar o ombro antes de cicatrizar, pode correr o risco de sofrer danos permanentes.
2. Coloque gelo no ombro e aplique calor.
Colocar gelo no ombro pode ajudar a reduzir a dor e o inchaço. Use uma bolsa fria, uma toalha cheia de cubos de gelo ou um saco de legumes congelados por 15 a 20 minutos de cada vez. Faça isso a cada duas horas por dois a três dias.
Quando a dor e a inflamação melhorarem após dois a três dias, use compressas quentes ou uma almofada de aquecimento para ajudar a relaxar os músculos tensos e doloridos. Limite as aplicações de calor a 20 minutos por vez.
3. Tome analgésicos.
Para ajudar a aliviar a dor, tome anti-inflamatórios não esteroides como aspirina, ibuprofeno, naproxeno sódico ou paracetamol.
4. Mantenha a amplitude de movimento.
Depois de um ou dois dias, faça alguns exercícios suaves de alongamento e fortalecimento recomendados pelo seu médico ou fisioterapeuta para ajudar a manter a amplitude de movimento do ombro. A inatividade fará com que suas articulações fiquem rígidas. Além disso, mantê-lo inativo pode levar a um ombro congelado, em que o ombro fica tão rígido que você mal consegue movê-lo.
Depois que a lesão cicatrizar e você tiver uma boa amplitude de movimento no ombro, continue com o exercício. Fazer alongamentos diários do ombro e exercícios de fortalecimento pode ajudar a prevenir a recorrência da luxação.