O pé é um dos órgãos mais utilizados em todo corpo humano. A maioria de nós nem percebe quantos quilômetros caminhamos todos os dias. Como os pés humanos passam por exercícios físicos extremos, eles também precisam ser mantidos de maneira adequada. No entanto, quando você os esgota demais ou os danifica de alguma forma, como lesões, há uma chance de desenvolver um problema nos pés de curto ou longo prazo.

Problemas mais comuns nos pés

Pé de atleta

O problema que ocorre com a maioria das pessoas, apesar de não serem atletas, chama-se Pé de Atleta. É uma infecção fúngica que se desenvolve quando o pé passa por exercícios intensos em condições ambientais estranhas. Por exemplo, no verão, usar meias e sapatos apertados pode fazer com que o suor se acumule. A umidade do ar também pode causar fungos entre os dedos dos pés. Se você é alguém que não se senta em um escritório com ar condicionado e, em vez disso, sai para trabalhar, há uma grande chance de sofrer com esse problema médico.

As pessoas que sofrem de Pé de Atleta geralmente sofrem de coceira, queimação e sensação de descamação também. Embora não seja prejudicial em grande medida e possa resolver por conta própria, é recomendável aplicar alguns cremes antifúngicos para superar a dor. Além disso, sugerimos que, se você trabalha regularmente fora, tente limpar os pés pelo menos uma vez por dia depois de lavá-los bem.

Pé de atleta

Bolhas

As bolhas podem crescer em qualquer parte do seu corpo, mas é nos pés que elas crescem rapidamente. Para quem não sabe, as bolhas são pequenas bolsas que contêm líquido. Geralmente, eles não são dolorosos, mas como essas bolhas estouram e o fluido se espalha, dá uma sensação de queimação e dor muito aguda. Além disso, o fluido das bolhas também pode criar mais bolhas, se elas estourarem.

As bolhas podem ocorrer apenas quando os pés passaram por exercícios físicos extraordinários. Isso não inclui apenas correr ou caminhar, mas mesmo ficar em pé por longos períodos de tempo pode causar suor que resultará na formação de bolhas. Recomenda-se estourar as bolhas em casa e, em vez disso, procurar ajuda médica para drená-las. Deixe-os ficar como está até que eles não causar-lhe dor.

Em certas condições médicas, as bolhas podem surgir nos pés como parte de qualquer outro problema subjacente, como gripe ou febre.

Bolhas que ocorrem nos pés humanos

Joanete

Uma das principais razões pelas quais muitos problemas nos pés se desenvolvem é porque nossos padrões de moda contribuem para eles. Por exemplo, as mulheres que usam saltos apertados estão causando dor nos pés. Existem grandes riscos médicos associados ao uso de saltos apertados e, no entanto, as mulheres os usam. Isso faz com que problemas como joanetes se desenvolvam nos pés. Joanetes são anormalidades que ocorrem perto das articulações dos dedos e são resultado do uso de sapatos apertados. A maioria das mulheres sofre de joanetes, mas há uma possibilidade nos homens também.

Em termos médicos, sapatos apertados causam dor nas articulações metatarsofalângicas que causam deformidades na área e isso é conhecido como joanetes. Você pode notar uma protuberância visível na lateral do pé ou pode haver calos e calosidades se desenvolvendo na área. Uma vez que é uma condição dolorosa, não se pode sofrer com isso por muito tempo. A única solução para os joanetes é começar a usar sapatos que não sejam muito apertados. Os médicos podem recomendar algumas inserções para sapatos ou sapatos feitos sob medida para você evitar esse problema.

Um joanete ocorrendo no dedo do pé

Calos e calosidades

Calos e calosidades podem se desenvolver na sola dos pés ao longo do tempo. Embora sejam uma resposta inflamatória do corpo humano para evitar causar bolhas, ainda são dolorosas à medida que surgem. Em poucas palavras, os calos são áreas específicas na sola dos pés que endurecem, principalmente de maneira circular. Os calos também podem ocorrer se você tem sapatos apertados ou sofre de joanetes com bastante frequência.

Na maioria dos casos, os calos podem ser tratados sozinhos e você não precisa fazer nada do seu lado. No entanto, se eles são dolorosos, você pode obter emplastros de milho ou ácido salicílico para tratá-los. Na pior das hipóteses, os calos podem ficar muito fortes nos pés e precisam ser removidos cirurgicamente. Portanto, é melhor cuidar em primeiro lugar

Os calos na ponta dos pés são um grande problema nos pés

Distúrbio da gota

Uma das condições altamente dolorosas que afetam os pés em um aspecto mais a longo prazo é conhecida como gota. Geralmente ocorre em pessoas idosas, particularmente aquelas com 40 a 50 anos de idade. A gota ocorre devido à acumulação de ácido úrico nas articulações do corpo humano, particularmente nas articulações. Existem vários tipos de gota, principalmente gota aguda e gota crônica.

É uma forma intensa de artrite que afeta uma pessoa e pode causar um alto nível de inchaço também. Os médicos recomendam uma mudança na dieta para superar os altos níveis de ácido úrico no organismo que estão se acumulando nas articulações. A gota pode afetar uma parte do corpo e depois mudar para outra também. Um histórico familiar de gota e certos medicamentos também podem causar esse problema. Os massageadores de pés são considerados uma ótima maneira de reduzir a dor que ocorre na gota.

Uma cirurgia cara pode ser realizada pelo paciente se o problema estiver causando uma dor insuportável.

Distúrbio de gota

Unhas encravadas

Unhas encravadas são um dos problemas mais importantes que estão aumentando entre todos: crianças, adolescentes e adultos também. Como o nome sugere, nesta condição, a unha encravada começa a crescer no sulco da unha, o que pode causar dor e desconforto excruciantes. Isso só pode acontecer com os pés quando há algo que esteja causando uma pressão extraordinária. Pessoas que usam sapatos muito apertados ou até meias muito apertadas podem ter esse problema. Além disso, aqueles que dormem à noite usando meias apertadas também podem sofrer de uma unha encravada.

Em outros casos, a unha encravada cresce quando você não cortou as unhas corretamente. Algumas pessoas os cortam muito fundo, o que faz com que a unha cresça por dentro. Haverá inchaço e vermelhidão na área. Os piores casos também incluem drenagem da unha. Cirurgiões ortopédicos e médicos podem ajudá-lo com unhas encravadas. Os antibióticos também são considerados a solução.

Além disso, você deve seguir algumas dicas para mudar seu estilo de vida, pois isso o ajudará a superar o problema das unhas encravadas.

Fungos nas unhas

Uma condição em que as unhas dão uma aparência muito desagradável é o que é o Nail Fungus. Um pode ter unhas laranja, odor fétido das unhas e inchaço também. A unha também pode se separar do leito ungueal se a atividade fúngica for muito forte. Uma unha infectada é algo que requer atenção imediata do paciente, pois prolongá-la também afetaria as outras unhas, eventualmente.

O tratamento caseiro do fungo nas unhas é misturar o óleo da árvore do chá com um óleo transportador e aplicá-lo na área afetada. Induzir vitamina E em sua dieta também é uma boa maneira de fazê-lo. Você também pode obter cápsulas de vitamina E na dieta.

Fungos nas unhas

Conclusão

A maioria dos problemas nos pés são fáceis de curar e muitos podem até curar automaticamente com o tempo. No entanto, você deve tentar o seu melhor para que esses problemas não surjam em primeiro lugar. A melhor maneira de fazer isso é usar sapatos que estejam no tamanho certo e manter os pés limpos o máximo que puder. Faça parte da rotina de limpar os pés pelo menos uma vez por dia.