Para garantir a mobilidade e uma boa qualidade de vida aos idosos, saber qual melhor andador para idoso é o primeiro passo.
Se você está procurando um andador para alguém da sua família e não sabe qual é o mais indicado, esse post foi feito para você!
Como existem vários tipos de andador, de acordo com o grau de mobilidade, é importante dedicar um tempo para escolher qual se adapta melhor à condição física do idoso.
No mercado, você encontra andadores articulados, dobráveis e fixos, e realmente não é uma tarefa fácil saber qual deles o idoso irá se adaptar melhor.
Por isso, continue a leitura e conheça alguns modelos de andador para idoso, e com base nas características de cada um, sua escolha será mais fácil!
Quais os principais tipos de andador para idoso?
Na hora de você escolher qual melhor andador para idoso, no mercado, você encontra três principais tipos: o fixo, com rodas dianteiras e andador com quatro rodas.
Andador fixo
O andador fixo é o modelo com quatro pontas de borracha, ideal para quem busca mais segurança e estabilidade.
Como é um equipamento que necessita ser levantado a cada passo, é necessário que a pessoa possua uma certa força nos membros superiores.
Andador com rodas dianteiras
Como o nome já indica, possui duas rodas dianteiras e duas fixas na parte de trás.
A vantagem desse modelo é não precisar ser levantado a cada passo.
Andador com quatro rodas
As quatro rodas podem ser fixas ou giratórias, porém, não é um modelo indicado para todos os pacientes.
Isso porque, em razão das quatro rodas, há um maior risco de perder o controle e cair, logo, não é indicado para idosos que precisam de segurança.
Qual melhor andador para idoso?
Na verdade, quando se trata de qual melhor andador para idoso, isso vai variar conforme a condição física e problemas apresentados pela pessoa idosa.
Para te ajudar, listamos aqui 6 modelos de andador para idoso. Analise o que cada um oferece
1.Andador adulto 2 barras dobrável – Indaiá
Esse andador é indicado para pessoas com comprometimento de marcha, auxiliando em casos de dificuldade de equilíbrio, força, disfunção ou em quadros pós-cirúrgicos que envolvem os membros inferiores.
Além disso, por ser dobrável, facilita o transporte.
Agora, se você está buscando um andador para um idoso que sofreu alguma lesão nos membros inferiores, a dica é consultar um ortopedista especialista em pé para orientar qual modelo é o mais indicado.
2.Andador adulto, alumínio – Dilepé
Já esse modelo é indicado para auxiliar pessoas com dificuldade de locomoção, acessibilidade e outras limitações físicas ao caminhar.
Ele é dobrável, articulado e sem rodinha, mas as partes de apoio dobram para o centro, o que ajuda no transporte.
3.Andador adulto Pop A400 FX Plus com rodas e 2 barras – Indaiá
Esse andador é produzido em alumínio anodizado e conta com design especial para facilitar os movimentos, corrigindo a postura e melhorando cada passada.
Além disso, possui 2 rodinhas fixas antiderrapantes que se adaptam aos mais diferentes pisos, e furos de regulagem, que permitem se ajustar facilmente ao tamanho e carga de peso.
4.Andador articulado 3 em 1- Dellamed
O andador D10 da Dellamed é feito em alumínio, sendo um modelo 3 em 1: fixo, articulado e dobrável.
Possui 3 barras, indicado para auxiliar pessoas com dificuldade de locomoção ou equilíbrio. Suas ponteiras emborrachadas permitem maior aderência, e por ser dobrável, não ocupa espaço.
5.Andador de alumínio dobrável, fixo e articulado – Super AG
Indicado para obesos, idosos e adultos com dificuldades de locomoção, com a capacidade de suportar até 130 kg. Pode ser usado na forma fixa ou articulada, conforme a necessidade do paciente.
Feito em alumínio, possui ponteiras de borracha que aumenta a durabilidade, e é um produto dobrável, o que facilita o armazenamento.
6.Andador de alumínio rodas assento dobrável – Mercur
Já esse andador, é ideal para fazer passeios em ambientes externos, pois suas rodas têm tamanho adequado para andar em pisos irregulares.
Os freios e a estrutura proporcionam segurança, tanto quanto ao assento quanto apoio para as costas, possibilitando sentar-se e descansar com maior conforto.
Esse modelo é um dos mais indicados para pacientes com tendinopatia do supraespinhal, já que sua posição sentada não exige a sobrecarga do ombro.
Como escolher o melhor andador para idoso?
Agora que você já conhece alguns modelos de andador para idoso, como escolher o melhor?
É importante lembrar que o andador, por ter mais de um ponto de apoio no chão, aumenta a base de suporte e proporciona maior estabilidade.
Além disso, ele dá ao idoso mais segurança ao caminhar, particularmente aqueles com problemas de perda de força e equilíbrio.
Portanto, dependendo do tipo de condição física do idoso, é importante levar em conta alguns fatores, tais como:
- Regulagem de altura: para proporcionar mais segurança, é necessário que o andador conte com regulagem de altura;
- Resistência e capacidade: é importante avaliar o peso máximo suportado;
- Dobrável: para facilitar o transporte e armazenamento, o andador deve ser dobrável;
- Fixo ou com rodas: é necessário que o andador traga conforto e segurança ao usuário.
Além de todos esses critérios, vale a pena seguir as recomendações do médico ortopedista, de forma a escolher um modelo que se encaixe nas necessidades do idoso.
Ao seguir todas as dicas passadas aqui, com certeza, você será capaz de escolher qual melhor andador para idoso, e assim, permitir sua mobilidade e melhor qualidade de vida!