Visão geral sobre tendinite do pé

A tendinite do pé (tendinite) é a inflamação ou irritação de um tendão no pé. Os tendões são bandas fortes de tecido que conectam os músculos aos ossos. O uso excessivo geralmente causa tendinite nos pés, mas também pode ser o resultado de uma lesão.

Seus pés contêm muitos tendões. A tendinite pode afetar qualquer um deles, mas os mais comuns incluem:

• tendinite de Aquiles: Afeta o tendão que conecta o músculo da panturrilha e o osso do calcanhar. Este tendão é o tendão mais forte do corpo. Isso nos ajuda a correr, pular, andar e fazer outras atividades que exigem que nos levantemos na ponta dos pés.
  • Tendinite extensora: Irritação do tendão que percorre a parte superior do pé. Esses tendões prendem os ossos da frente da perna aos dedos dos pés.
  • Tendinite fibular: Inflamação em qualquer um dos dois tendões que correm ao longo do osso externo do tornozelo. Eles se conectam ao seu mediopé e ao seu arco para ajudar na estabilidade.
  • Tendinite tibial posterior: Afeta o tendão que conecta o músculo da panturrilha aos ossos na parte interna do pé. Esses tendões ajudam a sustentar o arco do pé.
  • Fascite plantar: Dor na parte inferior do calcanhar e no arco do pé. Embora tecnicamente não seja um tendão, mas um ligamento, pode produzir o mesmo tipo de condições dolorosas que se apresentam como tendinite, com abordagens de tratamento semelhantes.

Qualquer pessoa pode ter tendinite nos pés, mas é mais comum em atletas ou indivíduos muito ativos que usam excessivamente os tendões. Também é mais provável que você desenvolva tendinite nos pés se:

• Estão acima do peso.
  • Não alongue antes da atividade física.
  • Não alongue após a atividade física.
  • Tem certas condições de saúde, como artrite, gota, doença da tireóide ou diabetes.
  • Tenha pés chatos.
  • Já teve lesões tendinosas anteriores.
  • Ter tendões e músculos tensos nas pernas.
  • Fume ou use produtos de tabaco.

A tendinite de Aquiles é o tipo mais comum de tendinite do pé. Estudos sugerem que afeta de 1% a 9% dos atletas de elite e recreativos.

Sintomas e causas de tendinite do pé

A tendinite do pé geralmente é crônica, o que significa que se desenvolve ao longo do tempo quando você coloca estresse repetido nos tendões do pé. Mas a tendinite também pode acontecer repentinamente se você esticar demais o tendão, girar demais o tornozelo ou usar técnica inadequada ao correr, pular ou praticar esportes.

Os sintomas variam dependendo de qual tendão você lesionou, mas podem incluir:

• Esporões ósseos (pequenas formações de osso extra perto do tendão).
  • Dor ao longo do comprimento do tendão ou onde o tendão se liga ao osso.
  • Dor que piora com a atividade física.
  • Rigidez no tendão após períodos de inatividade, como a primeira coisa da manhã.
  • Inchaço, vermelhidão ou calor ao redor do tendão.
  • Espessamento do tendão.

Um estiramento grave ou uma lesão repentina em um tendão pode levar a uma ruptura, fazendo com que o tendão se rompa parcial ou totalmente. Uma ruptura de tendão em seu pé precisa de atenção médica. Converse com seu médico se você:

• Não consegue colocar peso no pé.
  • Não pode mover o pé em uma determinada direção.
  • Tem fortes dores nos pés.
  • Notou uma sensação de estalo ou estalo em seu pé no momento da lesão.

Diagnóstico e Testes de tendinite do pé

Seu médico fará um exame físico e revisará seus sintomas. Eles podem palpar (pressionar) em certas partes do pé, tornozelo ou panturrilha. Eles estão verificando áreas de inchaço e sensibilidade. Seu médico também pode solicitar que você execute determinados movimentos para avaliar sua amplitude de movimento, força e gravidade da sua dor.

Se o seu médico suspeitar que você pode ter uma fratura no pé ou um tendão rompido, ele pode recomendar exames de imagem, como raio-X, ressonância magnética, tomografia computadorizada ou ultra-som.

Para muitos dos tendões do pé, se não estiverem rompidos, um ultrassom é geralmente o teste de escolha para ver como o tendão se move e quais tipos de lesão ou alterações degenerativas estão causando sua dor.

Gestão e Tratamento de tendinite do pé

Na maioria dos casos, seu médico recomendará tratamentos caseiros, como RICE, para controlar a dor no tendão do pé:

• Descanso: Pare a atividade física para evitar danificar ainda mais os tendões do pé.
  • Gelo: Coloque uma bolsa de gelo ou compressa fria no pé por até 20 minutos de cada vez. Não aplique gelo diretamente na pele.
  • Compressão: Reduza o inchaço aplicando uma bandagem de compressão ou enrole o tendão lesionado.
  • Elevação: Levante o pé em uma posição elevada, de preferência acima do nível do coração.

Depois que seu médico diagnosticar sua lesão, ele poderá recomendar tratamentos adicionais, como:

• Alongamentos ou exercícios de panturrilha.
  • Órteses (inserções especiais para sapatos) para reduzir a dor e apoiar o pé no retorno à atividade física.
  • Analgésicos não narcóticos.
  • Fisioterapia para recuperar a amplitude de movimento, força, estabilidade e flexibilidade em seu pé, tornozelo e panturrilha.
  • Gesso macio ou bota para imobilizar o pé e deixar os tendões cicatrizarem.

A maioria das pessoas não precisa de cirurgia para tendinite do pé. Mas seu médico pode recomendar cirurgia se sua lesão não melhorar após seis meses de tratamentos não cirúrgicos. Os tratamentos cirúrgicos podem incluir:

• Recessão gastrocnêmio: Este procedimento alonga cirurgicamente o músculo da panturrilha. Pode ajudar pessoas com pés chatos ou aliviar o estresse no tendão de Aquiles.
  • Tenossinovectomia: Esta cirurgia desbrida (limpa) um tendão danificado. Um cirurgião remove o tecido danificado e costura os tecidos saudáveis ​​novamente.
  • Transferência de tendão: Se o seu tendão estiver gravemente ferido, você pode precisar de uma transferência de tendão. Um cirurgião remove a maior parte do tendão danificado e, em seguida, pega um tendão saudável de outro lugar do pé e o prende à parte restante do tendão original.
  • Guiado por ultrassom Hidroressecção (TenJet): Se o seu tendão não estiver rompido, mas contiver um material degenerativo chamado tendinose, seu médico poderá recomendar um procedimento em consultório para debridar esse tecido degenerativo. Isso é realizado sob orientação de ultra-som no consultório.

Você pode reduzir o risco de tendinite do pé:

• Não empurrando através da dor. Deixe a dor ser seu guia.
  • Gradualmente trabalhando até atividade física intensa.
  • Mantendo um peso corporal saudável.
  • Não sobrecarregar seus tendões.
  • Não fumar ou usar produtos de tabaco.
  • Descansando entre os treinos.
  • Alongamento antes da atividade física.
  • Alongamento após atividade física.
  • Usar a técnica adequada ao praticar esportes.
  • Usar sapatos de apoio que se ajustem, incluindo órteses, se recomendados pelo seu médico.

A maioria das pessoas se recupera totalmente da tendinite do pé sem nenhum dano permanente. Você pode esperar que as lesões do tendão se curem com tratamentos conservadores dentro de alguns meses. Se você fizer uma cirurgia, seu período de recuperação pode levar de seis a 12 meses. A maioria das pessoas precisa de fisioterapia após a cirurgia.

Depois de sofrer uma lesão no tendão do pé, você corre um risco maior de lesões futuras nessa área. Tome medidas extras para evitar novas lesões ao praticar esportes ou se exercitar.

Quando devo procurar o meu médico?

Contate o seu médico se:

• Não consegue andar ou suportar peso no pé.
  • Não pode dobrar ou flexionar os dedos dos pés ou tornozelo.
  • Sinta ou ouça uma sensação ou som de estalo ou estalo em seu pé ou tornozelo.
  • Tem dor intensa no pé, tornozelo ou panturrilha.
  • Observe o inchaço no pé, tornozelo ou panturrilha.

Conclusão

A tendinite do pé ocorre quando você estica demais as faixas duras de tecido conjuntivo do pé. É uma lesão por uso excessivo bastante comum em atletas, mas também pode afetar indivíduos mais velhos com condições como pés chatos ou artrite. Para a maioria das pessoas, é uma lesão que se cura sozinha com uma combinação de tratamentos conservadores, como repouso, gelo, alongamento ou fisioterapia. Em casos raros, a tendinite do pé requer cirurgia.