A tendinite é uma condição incômoda que pode afetar qualquer pessoa, seja um joelho, ombro ou cotovelo dolorido. A dor pode aparecer gradualmente e aumentar com o tempo. Também pode ser grave e abrupto.

O verdadeiro retrocesso é que você pode acabar com a dor no tendão com um tratamento eficaz. Tire um tempo para aprender mais sobre os tratamentos benéficos para aliviar a dor do tendão.

O que exatamente é tendinite?

Os tendões são fibrilas compostas de proteínas de colágeno semelhantes a cordas. A função primária dos tendões é transmitir forças do músculo ao osso para o movimento. A tendinite é causada por uma quebra das proteínas de colágeno no tendão.

A tendinite pode ser causada pela sobrecarga dos tendões, repentina ou gradualmente. A tendinite pode ser exacerbada pelo envelhecimento e doenças como diabetes e obesidade. Um especialista em tendinite reconhece a importância de determinar as causas da tendinite.

Comece o tratamento em casa

Especialistas em tendinite frequentemente acreditam que a cirurgia é a única opção quando se pensa em lesões ortopédicas. No entanto, a esmagadora maioria das lesões ortopédicas não são cirúrgicas. Muitas vezes, essas lesões curam sem a necessidade de cirurgia.

O mesmo pode ser dito para tendinite. Experimente a técnica RICE para ferimentos leves.

  • Descanso. Descanse o local afetado e reduza seu nível de atividade física.
  • Gelo. Aplique compressas de gelo ou banhos de gelo por até 20 minutos algumas vezes por dia para reduzir o inchaço e a dor.
  • Compressão. Como o inchaço é um problema comum, comprimir a área afetada com bandagens elásticas ou bandagens pode ajudar a manter o inchaço sob controle.
  • Elevação. Este é outro método para reduzir o inchaço. Levante a perna acima do nível do coração se tiver uma lesão no joelho.

Na maioria dos casos, você pode tratar a tendinite em casa com medicamentos anti-inflamatórios de venda livre, como naproxeno ou ibuprofeno. Pode parecer óbvio, mas tente evitar o movimento que causou a dor em primeiro lugar.

Aguarde de quatro a seis semanas para que esses remédios homeopáticos funcionem. No entanto, se a dor persistir, contacte o seu médico.

Quando a dor simplesmente não vai parar

Se a técnica RICE não funcionar para você, você pode ter um caso mais grave de tendinite. Existem, no entanto, muitos tratamentos não invasivos que você pode usar:

Ultrassonografia Musculoesquelética

O ultrassom é usado na medicina para detectar alterações nos tecidos, órgãos e tamanho, aparência ou contorno dos vasos. Também é usado para detectar massas anormais como tumores. É rápido e indolor, e pode fornecer imagens rapidamente aos médicos para um diagnóstico mais completo e rápido.

Plasma Rico em Plaquetas

Quando tratamentos mais conservadores não melhoram uma condição, os especialistas podem considerar o uso do PRP. Este tratamento regenerativo envolve extrair uma amostra do seu sangue, separar as plaquetas e reinjetar esses elementos de cura na área afetada. Embora ainda esteja em seus estágios preliminares, está se tornando muito popular como um tratamento não cirúrgico eficaz para outros pacientes.

Há estudos conflitantes. Alguns pacientes experimentam alívio significativo, enquanto outros não. No entanto, este procedimento pode proporcionar alívio imediato e de longo prazo para um grupo seleto de pessoas.

Tenex Health TX

A tendinite não é mais apenas um problema de inflamação após cerca de 8 a 10 semanas e se torna um problema degenerativo. Tenex pode ser eficaz nesta situação. Uma agulha especialmente projetada permite que o médico se mova através do tecido e extraia as partes degenerativas do tendão, causando dor ao paciente.

Este procedimento existe há apenas alguns anos, mas estudos mostraram que é muito eficaz. Esta é uma excelente opção de tratamento para pacientes com sintomas graves que não desejam se submeter a uma cirurgia de grande porte. Também requer apenas um anestésico local.

Você pode se exercitar enquanto sofre de dor no tendão?

uma mulher se esticando no chão

Em geral, sim. O exercício através da dor é aceitável, de acordo com especialistas, desde que sua dor seja estável. A dor estável é a dor no tendão que ocorre após exercícios leves e dura menos de um dia. Algumas pessoas usam números – por exemplo, menos de 3/10.

Por outro lado, a dor instável é definida como dor intensa (maior que 3/10), dura mais de 24 horas e requer o uso de medicamentos como o ibuprofeno. Em geral, você deve tentar se reabilitar e treinar enquanto estiver com dor estável. Além disso, a dor instável indica que você está colocando muita pressão no tendão.

Os especialistas em tendinite usam outros tratamentos?

Embora o exercício seja o melhor tratamento, os especialistas em tendinite podem combiná-lo com outros tratamentos para melhorar sua eficácia.

Patches GTN

Especialistas usam adesivos GTN para aliviar a dor na tendinopatia. Os remendos estão presos à pele sobre o tendão inchado.

O adesivo é usado durante a maior parte do dia, mas deve ser removido à noite. Os remendos são normalmente usados ​​por 1-2 meses.

Terapia por ondas de choque

As ondas sonoras paralisam os nervos produtores de dor enquanto estimulam a capacidade de cura do corpo. Evidências sugerem que a terapia por ondas de choque pode ajudar na tendinopatia dos glúteos, isquiotibiais e de Aquiles.

Fonoforese

Esta técnica utiliza ultra-som para ajudar a pele a absorver o creme anti-inflamatório para tendinite.

Iontoforese

Essa técnica, assim como a fonoforese, utiliza estimulação elétrica para auxiliar os anti-inflamatórios na penetração na pele.

Injeções de cortisona

um médico segurando uma injeção

Essas injeções de esteróides podem minimizar significativamente a inflamação associada à tendinite persistente.

Injeções

De acordo com uma revisão recente de várias injeções usadas na tendinopatia, não há favoritos claros. No entanto, há alguma preocupação de que as injeções de cortisona para tendões possam ser prejudiciais, como o cotovelo de tenista.

As injeções de PRP estão se tornando mais populares para alguns tendões, mas faltam evidências para a maioria dos tendões. Esclerosantes e tenotomia com agulha são duas outras opções.

Cirurgia

Os especialistas em tendinite só usariam a cirurgia se todos os outros tratamentos tivessem falhado. Apesar dos riscos da cirurgia, como infecção da ferida ou infecção, uma revisão recente da cirurgia de tendinopatia sugere que os resultados não são diferentes da fisioterapia.

A raspagem do tendão é uma alternativa à cirurgia do tendão. Esta opção menos invasiva produziu resultados positivos para alguns tendões.

Ouvindo sua dor

Algumas pessoas acreditam que a dor indica que algo prejudicial está acontecendo em seus corpos. No entanto, esta nem sempre é a situação. A tendinite pode causar desconforto e dor temporários, mas raramente requer cirurgia e raramente resulta em danos a longo prazo.

Considere a tendinite pelo que é: uma lesão comum e simples de tratar em casa. Normalmente, isso é tudo o que é necessário para resolver o problema. Ligue para o seu médico se a sua tendinite não melhorar dentro de um mês.

E para usuários do Biofreeze, confira se este gel de alívio da dor funciona na tendinite.

Administrador de empresas, formado em administração pela Universidade Federal do Paraná, Maurício Nakamura começou sua carreira sendo estagiário em uma empresa de contabilidade. Apaixonado por escrever, ele se dedica em ser um dos editores chefe do site Instituto Ortopedico, onde pode ensinar outros aspirantes à arte de se especializar no mundo da administração.