Visão geral sobre osteoartrite do joelho

O que é osteoartrite do joelho?

A osteoartrite do joelho acontece quando a cartilagem da articulação do joelho se rompe, permitindo que os ossos se esfreguem. O atrito faz com que seus joelhos doam, fiquem rígidos e às vezes inchem. Embora a osteoartrite no joelho não possa ser curada, existem muitos tratamentos para retardar seu progresso e aliviar seus sintomas. A cirurgia é uma opção para formas mais graves de osteoartrite.

Quão comum é a osteoartrite do joelho?

A osteoartrite do joelho é muito comum. Aproximadamente 46% das pessoas irão desenvolvê-lo durante suas vidas.

Quem é afetado pela osteoartrite do joelho?

As mulheres são mais propensas do que os homens a desenvolver osteoartrite do joelho. A maioria das pessoas desenvolve essa condição após os 40 anos. Mas outros fatores, como lesões ou genética, podem fazer com que isso aconteça mais cedo.

Como a osteoartrite no joelho afeta meu corpo?

A dor no joelho é o sintoma mais comum da osteoartrite no joelho, tornando doloroso correr, correr, subir escadas ou ajoelhar-se. Também pode fazer com que seus joelhos fiquem rígidos ou inchados. Com o tempo, a osteoartrite do joelho pode alterar a forma da articulação do joelho, tornando-a instável ou instável.

O que causa a osteoartrite do joelho?

A osteoartrite do joelho acontece quando a cartilagem da articulação do joelho se desgasta ou é danificada. A cartilagem articular é um tecido resistente e emborrachado nas extremidades dos ossos que permite que você se dobre e se mova. A cartilagem meniscal absorve o choque da pressão no joelho.

Sua cartilagem é como o amortecedor do seu carro, protegendo seu carro de solavancos e solavancos. Dirija em muitas estradas irregulares, seus amortecedores se desgastam rapidamente. Dirija em ruas fáceis, seus choques duram mais. Você pode desgastar ou danificar a cartilagem da articulação do joelho se:

• Você está acima do peso. Se o seu índice de massa corporal (IMC) for 30 ou mais, você tem sete vezes mais chances de desenvolver osteoartrite no joelho do que alguém com um IMC mais baixo.
  • Você machucou o joelho ou tem uma lesão antiga no joelho.
  • Você frequentemente coloca estresse no joelho em seu trabalho ou praticando esportes.
  • Você herdou uma tendência a desenvolver osteoartrite do joelho.
  • Você tem ossos ou articulações tortos, como joelhos batidos.

Quais são os sintomas da osteoartrite no joelho?

A dor é o sintoma mais comum da osteoartrite no joelho. Seu joelho pode doer quando você o move, ou mesmo quando você está sentado parado. Outros sintomas são:

• Seu joelho parece rígido, principalmente quando você se levanta ou quando está sentado há muito tempo.
  • Seu joelho parece inchado ou parece inchado.
  • Você ouve um ruído de estalo ou trituração quando move o joelho.
  • Seu joelho parece trêmulo, como se pudesse dobrar ou “ceder”.
  • Seu joelho pode travar ou sentir como se estivesse preso.

Como é diagnosticada a osteoartrite do joelho?

Seu médico fará um exame físico e perguntará sobre seu histórico médico. O exame físico pode incluir verificações para ver:

• Se a área da articulação do joelho estiver vermelha ou dolorida.
  • Se houver um sinal de que você machucou o joelho.
  • Quanto você pode mover seu joelho. Isso é chamado de sua amplitude de movimento.
  • Se seu joelho estiver “frouxo”, o que pode significar que sua articulação não está estável.
  • A maneira como você anda, caso tenha problemas de marcha que afetem seu joelho. Um problema de marcha é quando você não anda como faria normalmente.

Quais testes os profissionais de saúde usam para diagnosticar essa condição?

Como você trata a osteoartrite do joelho?

O tratamento pode incluir tratamentos não cirúrgicos, injeções e cirurgia. Normalmente, os profissionais de saúde tentam tratamentos não cirúrgicos antes de recomendar a cirurgia.

Os tratamentos não cirúrgicos incluem:

Os tratamentos cirúrgicos incluem:

Que fatores os profissionais de saúde consideram ao recomendar a cirurgia?

Seu provedor pode recomendar cirurgia se:

• Seus sintomas não melhoram após tratamentos não cirúrgicos, como medicamentos e fisioterapia.
  • Seus sintomas afetam sua qualidade de vida.
  • Os testes mostram que a articulação do joelho está começando a se desintegrar.

Como prevenir a osteoartrite do joelho?

Embora nem sempre seja possível prevenir a osteoartrite do joelho, existem medidas que você pode tomar para reduzir o risco de desenvolvê-la:

• Manter um peso saudável.
  • Descanse bastante.
  • Se você correr ou correr, faça-o na grama ou em superfícies macias.
  • Varie sua rotina de exercícios com exercícios de baixo impacto, como natação ou ciclismo.
  • Adicione treinamento de força leve à sua rotina de exercícios.

O que posso esperar se tiver osteoartrite do joelho?

Infelizmente, os efeitos da osteoartrite do joelho não podem ser revertidos. Mas o tratamento e o autocuidado podem ajudar a aliviar os sintomas e retardar o progresso da sua condição.

Sempre precisarei de tratamento médico para osteoartrite do joelho?

Você pode sempre precisar de medicação para a dor para aliviar seus sintomas. Muitas pessoas acham que exercícios e fisioterapia ajudam seus sintomas. As pessoas também se beneficiam de programas de autogestão que fornecem informações sobre como viver com osteoartrite do joelho. Converse com seu médico sobre maneiras de usar exercícios e outros autocuidados para gerenciar seus sintomas.

Como cuidar de mim mesmo com osteoartrite do joelho?

Pode ser frustrante lidar com os sintomas da osteoartrite do joelho que o impedem de trabalhar ou desfrutar das atividades diárias. Felizmente, existem várias coisas que você pode fazer para seus sintomas:

• A aplicação de gelo ou calor reduz a dor, a rigidez e o inchaço no joelho.
  • Perder peso ou manter um peso saudável tira o estresse dos joelhos.
  • Desfrutar de atividades como nadar, andar de bicicleta ou caminhar mantém a articulação do joelho flexível.
  • Usar uma joelheira ou adicionar inserções de absorção de choque em seus sapatos pode reduzir a pressão sobre os joelhos.
  • Participar de programas de autogestão pode ajudá-lo a se sentir mais no controle de sua saúde.

Quando devo consultar meu médico?

Você deve entrar em contato com seu médico se o joelho doer sem motivo ou se tiver dor no joelho que está piorando.

Quando devo procurar atendimento médico imediato?

Você deve ir ao pronto-socorro ou entrar em contato com seu médico se o joelho doer e estiver quente ao toque ou se sua pele estiver vermelha. Estes são sinais de que você pode ter uma infecção.

Que perguntas devo fazer ao meu médico?

• Por que meu joelho dói?
  • Estarei sempre com dor?
  • Meus outros sintomas vão piorar?
  • Vou precisar de cirurgia?
  • Eu tenho que estar de pé no meu trabalho. Poderei continuar trabalhando?
  • Poderei correr ou correr após o tratamento?

perguntas frequentes

A osteoartrite do joelho pode causar dor no quadril, perna ou panturrilha?

A osteoartrite do joelho pode enfraquecer os músculos da panturrilha, coxa e quadril, mas não há indicação de que essa fraqueza muscular seja dolorosa.

A osteoartrite do joelho causa dor óssea?

A osteoartrite do joelho faz com que os ossos da perna se esfreguem, o que pode levar a esporões ósseos dolorosos.

Uma nota da Cleveland Clinic

A osteoartrite do joelho se desenvolve ao longo do tempo. Você pode não notar a pontada ou dor que pode ser o primeiro sinal de osteoartrite do joelho. Converse com seu médico se tiver dor no joelho que está piorando. Seu provedor pode ajudá-lo a tratar seus sintomas e mantê-lo em movimento. O tratamento precoce pode aliviar os sintomas da osteoartrite do joelho e retardar seu progresso.