O tumor na coluna é um crescimentos anormal do tecido encontrado dentro da coluna vertebral. Os tumores que se originam na coluna são chamados de tumores primários e são raros. Eles podem ser benignos (não cancerosos) ou malignos (cancerosos).

A maioria dos tumores resulta do crescimento descontrolado entre as células que residem na coluna vertebral, enquanto alguns tumores estão relacionados a uma doença específica ou à exposição à radiação. No entanto, a causa por trás da maioria dos tumores da coluna é desconhecida e eles não são contagiosos nem evitáveis.

Um tumor secundário ou metastático resulta de câncer de coluna com origem em outra parte do corpo. Este é um tumor maligno e é classificado pela sua localização na coluna (cervical, torácica, lombar ou sacro). Os tipos de câncer que mais frequentemente levam a um tumor na coluna incluem:

O sintoma mais comum de um tumor na coluna é a dor nas costas que não melhora com o repouso. Outros sintomas incluem:

A menos que seja tratado, os sintomas do tumor da coluna acima piorarão com o tempo.

Opções de tratamento para tumor na coluna?

tumor na coluna
Tumor na coluna

A dor e o inchaço podem ser controlados com o uso de analgésicos e esteróides. Seu médico pode recomendar que você use uma órtese para aumentar a estabilidade da coluna e minimizar a dor.

Dependendo do tipo de tumor da coluna, da localização do tumor e de sua condição médica, os tratamentos podem incluir quimioterapia, radioterapia e/ou remoção cirúrgica do tumor. Se a remoção cirúrgica não for possível devido à localização do tumor, seu médico poderá realizar a embolização, o que limita o fluxo sanguíneo para o tumor.

Se a cirurgia for necessária, seu médico pode remover todo ou apenas parte do tumor da coluna. A cirurgia é normalmente recomendada quando:

  • Outros tratamentos não conseguiram aliviar a dor.
  • A estabilização da coluna é necessária.
  • Algumas vértebras espinhais foram destruídas.
  • Uma biópsia é necessária.
  • Os nervos estão comprimidos.

A cirurgia envolve a remoção parcial ou total do tumor da coluna. A fusão espinhal pode ser usada para reconstruir e estabilizar a coluna. Este procedimento envolve unir os ossos com parafusos ou enxertos ósseos para proporcionar estabilidade.

Quais são os riscos da cirurgia de tumor na coluna?

Vários riscos comuns de cirurgia da coluna incluem lesão nervosa, infecção, sangramento e rigidez. Os riscos da cirurgia da coluna dependem do indivíduo; discuta seu nível de risco com seu cirurgião antes da cirurgia.

Como me preparar para a cirurgia de tumor na coluna?

Pare de fumar se você fuma, exercite-se regularmente para melhorar sua taxa de recuperação, pare de tomar quaisquer medicamentos não essenciais e quaisquer remédios de ervas que possam reagir com anestésicos ou outros medicamentos e pergunte ao seu cirurgião todas as perguntas que você possa ter.

O que acontece após a cirurgia da coluna?

O tratamento pós-operatório pode incluir radiação e/ou quimioterapia. Analgésicos são administrados para controlar a dor.

Com que frequência devo agendar consultas de acompanhamento com meu médico após a cirurgia?

As consultas de acompanhamento são importantes, pois um tumor na coluna pode reaparecer. O seu médico irá informá-lo sobre a frequência das suas consultas de acompanhamento.

Por que devo procurar uma segunda opinião sobre o tratamento de um tumor na coluna?

À medida que os cuidados médicos modernos se tornam mais complexos, os pacientes podem se sentir sobrecarregados. A oportunidade de consultar uma autoridade reconhecida sobre um determinado diagnóstico e tratamento pode trazer paz de espírito em um momento emocionalmente difícil. Uma segunda opinião pode ser benéfica quando:

  • Você não tem certeza sobre a cirurgia.
  • Você ainda tem dúvidas ou preocupações sobre seu tratamento atual.
  • Recomenda-se um tratamento controverso ou experimental.
  • Você tem vários problemas médicos.
  • Você tem escolhas a fazer sobre o tratamento.

Administrador de empresas, formado em administração pela Universidade Federal do Paraná, Maurício Nakamura começou sua carreira sendo estagiário em uma empresa de contabilidade. Apaixonado por escrever, ele se dedica em ser um dos editores chefe do site Instituto Ortopedico, onde pode ensinar outros aspirantes à arte de se especializar no mundo da administração.