Saiba quais as vantagens e desvantagens de uma cirurgia robótica.

O que é cirurgia robótica?

A cirurgia robótica – assistida por robô – usa tecnologia especializada que aprimora as capacidades das mãos do seu cirurgião. Permite que os cirurgiões realizem procedimentos em áreas de difícil acesso por meio de pequenas incisões. A tecnologia especializada também permite movimentos precisos e ampliação aprimorada.

A tecnologia consiste em:

• Braços cirúrgicos com pequenos instrumentos com pulsos na ponta.
  • Câmera especial que fornece visualizações 3D ampliadas aprimoradas da área cirúrgica.
  • Console cirúrgico onde o cirurgião controla cada movimento do instrumento e da câmera.

Quem realiza a cirurgia robótica?

cirurgia-robotica-vantagens-desvantagens

Um cirurgião que completa o treinamento em cirurgia assistida por robótica realiza esse tipo de procedimento. Alguns cirurgiões buscam treinamento formal por meio de bolsas de cirurgia minimamente invasiva e robótica.

Como a cirurgia robótica é diferente da cirurgia aberta tradicional?

As técnicas que seu cirurgião usa para realizar seu procedimento são semelhantes à cirurgia aberta. A principal diferença é como seu cirurgião acessa o sítio cirúrgico.

Em vez de grandes incisões, seu cirurgião faz pequenas incisões. Outra diferença é que os instrumentos cirúrgicos precisam de menos espaço para realizar seu trabalho. Isso limita a necessidade de empurrar o tecido muscular e os órgãos para fora do caminho.

O que acontece durante a cirurgia robótica?

• Primeiro, seu cirurgião faz uma ou mais pequenas incisões.
  • Através dessas incisões, seu cirurgião coloca portas (tubos finos). O robô é conectado a essas portas e os instrumentos são então colocados através delas.
  • Uma câmera longa e fina (endoscópio) é colocada através de uma das portas. A câmera fornece imagens de alta definição em 3D durante a cirurgia.
  • Os instrumentos cirúrgicos são colocados através das outras portas, o que permite ao cirurgião fazer a operação.
  • Seu cirurgião controla o braço robótico enquanto está sentado em um console a poucos metros de você.
  • Um assistente fica ao seu lado para ajudar o cirurgião trocando os instrumentos quando necessário.

Quais são as vantagens da cirurgia robótica?

Uma das principais vantagens é que possibilita a cirurgia por meio de incisões menores.

Outras vantagens da cirurgia robótica incluem:

• Maior precisão: Os movimentos do braço robótico são mais exatos do que os de uma mão humana. E sua amplitude de movimento é maior. Os braços giram os instrumentos em espaços apertados de maneiras que de outra forma não seriam possíveis.
  • Melhor visualização: Uma câmera sofisticada oferece visualizações ampliadas e de alta definição da área cirúrgica. Ele também possui recursos 3D para imagens que são superiores a olho nu.
  • Capacidade de fazer cirurgia dentro do corpo: Os pequenos instrumentos permitem que os cirurgiões realizem etapas da operação dentro de seu corpo quando, tradicionalmente, eles teriam que fazer uma incisão muito maior para fazer essa parte do procedimento fora do seu corpo.

Riscos / Benefícios

Quais são os benefícios da cirurgia robótica?

Com a cirurgia assistida por robô, você pode experimentar:

• Menos dor durante a recuperação.
  • Menor risco de infecção.
  • Redução da perda de sangue.
  • Internações hospitalares mais curtas.
  • Cicatrizes menores.

Quais são as desvantagens da cirurgia robótica?

As desvantagens da cirurgia assistida por robô são:

• Disponível apenas em centros que podem pagar a tecnologia e têm cirurgiões especialmente treinados.
  • Seu cirurgião pode precisar converter para um procedimento aberto com incisões maiores se houver complicações. Isso inclui tecido cicatricial de cirurgias anteriores que dificultam a tecnologia robótica para concluir o procedimento.
  • Risco de lesão nervosa e compressão.
  • Mau funcionamento robótico, o que é extremamente raro.

Recuperação e Outlook

Como é a recuperação da cirurgia robótica?

A recuperação é muito mais curta. Dependendo do tipo de procedimento e sua saúde geral, você pode:

• Saia da cama logo após o efeito da anestesia.
  • Ser capaz de comer dentro de algumas horas após a cirurgia.
  • Vá para casa no mesmo dia ou no dia seguinte.

O que posso esperar quando chego em casa do hospital?

Você receberá instruções de cuidados em casa que são específicas para o procedimento que você fez. Eles normalmente incluem:

• Descansando por alguns dias ou por quanto tempo seu cirurgião recomendar.
  • Retomando as atividades cotidianas aos poucos. Se você não estiver tomando analgésicos prescritos, poderá começar a dirigir quando estiver pronto.
  • Não levantar nada pesado até que você acompanhe seu médico.
  • Observando sinais de infecção perto do local da incisão.
  • Tomar medicamentos para dor ou constipação.

Quando chamar o médico?

Quando devo entrar em contato com meu médico após a cirurgia assistida por robótica?

Seus cuidados devem incluir consultas de acompanhamento para acompanhar sua recuperação. Entre em contato com seu médico imediatamente se tiver:

• Curativos encharcados de sangue, o que pode ser um sinal de sangramento excessivo.
  • Infecções que causam febre ou corrimento amarelado da sua incisão.
  • Dor que não responde aos medicamentos.
  • Sinais de coágulos sanguíneos, como inchaço anormal na virilha ou na perna.
  • Vômitos e não ser capaz de manter os líquidos para baixo.

Quais são os mitos comuns sobre a cirurgia robótica?

• Mito: O robô executa o procedimento.
  • Realidade: A tecnologia cirúrgica robótica não pode se mover por conta própria. Os cirurgiões estão no controle o tempo todo. Existem mecanismos de segurança para garantir que o robô não se mova sem que o cirurgião o controle.
  • Mito: Os robôs são tão precisos que não preciso me preocupar com complicações.
  • Realidade: A cirurgia assistida por robótica reduz o risco de certas complicações. Mas ainda são possíveis.
  • Mito: A cirurgia aberta é melhor porque o cirurgião tem uma visão direta da área cirúrgica.
  • Realidade: Com a tecnologia assistida por robô, os cirurgiões têm uma visão aprimorada. Uma câmera fornece imagens ampliadas em tempo real e de alta resolução com recursos 3D.