Você sabe o que é o Cisto de Baker? Conheça suas causas, sintomas, tratamento e prevenção

O que é um cisto de Baker?

O cisto de Baker, também conhecido como cisto poplíteo ou cisto sinovial, é um nódulo macio e cheio de líquido que se forma na parte de trás do joelho. Como muitas doenças e distúrbios, esse cisto recebeu o nome do médico que o descreveu pela primeira vez.

Em meados de 1800, o Dr. William Morrant Baker concluiu que esses cistos poplíteos resultaram de fluido saindo de uma articulação do joelho danificada.

Quando as estruturas dentro ou ao redor da articulação são danificadas, seu joelho produz fluido extra que só pode fluir em uma direção, formando um cisto na parte de trás do joelho.

cisto-baker-causas-sintomas-tratamento-prevencao

O que causa um cisto de Baker?

O cisto de Baker é o resultado de danos nas articulações que causam inchaço no joelho. Exemplos de danos podem incluir:

Quais são os sintomas do cisto de Baker?

Às vezes você não sentirá nenhuma dor, ou apenas uma leve dor com um cisto de Baker. Você só pode ter dor no joelho devido ao dano inicial que causou o cisto de Baker, mas não o nódulo em si.

Qualquer tensão pode fazer com que esse nódulo ou seu joelho aumentem de tamanho. Quando o joelho ou cisto incha, isso pode aumentar sua dor e limitar o quanto você pode mover o joelho.

Os sintomas do cisto de Baker podem incluir:

• Um nódulo cheio de líquido atrás do joelho.
  • Dor.
  • Rigidez do seu joelho.
  • Amplitude de movimento limitada e capacidade de dobrar o joelho.
  • Inchaço do joelho e/ou perna.

Às vezes, o cisto de Baker pode causar inchaço e vermelhidão na perna, que podem ser semelhantes aos sintomas de um coágulo sanguíneo. Um coágulo de sangue é uma situação de emergência. Se você estiver em dúvida, entre em contato com seu médico imediatamente.

Seu médico pode verificar seus sintomas e determinar se é um cisto de Baker ou um coágulo sanguíneo.

Como o cisto de Baker é diagnosticado?

Você precisa de um exame médico profissional para diagnosticar um cisto de Baker. Durante sua consulta, seu médico pode fazer vários testes para confirmar o cisto de Baker e descobrir o que pode estar causando isso, incluindo:

• Obtenção de um histórico médico: Seu médico perguntará sobre quaisquer lesões anteriores que você possa ter tido no joelho e revisará todo o seu histórico médico.
  • Raio X: Este teste não mostrará necessariamente o cisto de Baker em si, mas pode ser usado para ver se você tem artrite no joelho. A artrite é uma das possíveis causas do cisto de Baker.
  • Exames de ressonância magnética (RM): Uma ressonância magnética usa ondas magnéticas em vez de raios-X para mostrar imagens detalhadas dentro do corpo. Este teste pode fornecer ao seu médico ainda mais informações sobre o que pode estar causando o cisto de Baker.
  • Ultra-som: Um teste simples e indolor, um ultrassom usa ondas sonoras para determinar se o nódulo é sólido ou fluido.

Como o cisto de Baker é tratado?

O tratamento do cisto de Baker geralmente começa com opções não cirúrgicas. Um método consagrado pelo tempo no qual médicos esportivos e cirurgiões ortopédicos confiam há décadas para aliviar o inchaço de danos nas articulações é o Descanso, Gelo, Compressão, Elevação.

Tratamento não cirúrgico.

Muitas vezes, seu médico sugerirá que você comece com um tratamento não cirúrgico do cisto de Baker. Geralmente, essas são coisas que você pode fazer em casa e por conta própria que podem melhorar seus sintomas.

As opções de tratamento não cirúrgico podem incluir:

• Descansar a perna sempre que possível.
  • Aplicação de gelo no joelho.
  • Usando envoltórios de compressão em seu joelho para diminuir a quantidade de inchaço nas articulações.
  • Elevar o joelho enquanto descansa.

Outras opções de tratamento não cirúrgico para um cisto de Baker podem incluir:

• Tomar um medicamento anti-inflamatório, como o ibuprofeno.
  • Manter um peso corporal saudável, o que pode ajudar a colocar menos pressão nas articulações.
  • Evitar atividades que esticam o joelho. Isso inclui evitar esportes de alto impacto, como corrida.
  • Usando uma muleta ou bengala quando você anda.
  • Obter uma referência para fisioterapia de seu médico para ajudar a fortalecer seu joelho e corpo.

Seu médico também pode lhe dar uma injeção de esteroide. Isso envolve a injeção de cortisona na articulação do joelho, o que pode reduzir a inflamação (inchaço) e a dor.

Tratamento cirúrgico.

Embora a cirurgia raramente seja usada para tratar um cisto de Baker, existem alguns casos em que a cirurgia pode ser recomendada. A cirurgia pode ser usada para reparar a fonte do dano no joelho.

Seu provedor pode sugerir uma opção cirúrgica para você se:

• Sua dor no joelho é grave.
  • Você não consegue mover bem o joelho (amplitude de movimento limitada).

Em muitos casos, seu médico tratará a causa de sua condição para corrigir o cisto de Baker. Isso pode envolver cirurgia para uma lesão no joelho ou para corrigir danos ao joelho. Em outros casos, seu provedor pode se concentrar no próprio cisto. As opções cirúrgicas para os cistos de Baker podem incluir:

• Drenagem de cisto: Seu médico pode drenar o fluido do cisto com uma agulha.
  • Cirurgia artroscópica do joelho: Este procedimento pode ser usado para diagnosticar e corrigir danos no joelho. Seu cirurgião fará um pequeno corte em seu joelho e inserirá um dispositivo chamado artroscópio (uma ferramenta flexível com uma câmera na ponta). Isso também é chamado de escopo do joelho.
  • Osteotomia do joelho: Neste procedimento, o cirurgião corta parte do osso para corrigir o dano ao joelho. Esta cirurgia pode ser uma opção para aqueles com dor no joelho da artrite.

Como será minha recuperação após a cirurgia no joelho?

Os tempos de recuperação podem variar de pessoa para pessoa. O que uma pessoa experimenta ao se recuperar de uma cirurgia no joelho pode não ser o que você experimenta. Algumas dicas a serem lembradas durante a recuperação podem incluir:

• Evitar atividades extenuantes.
  • Manter o joelho apoiado por alguns dias após a cirurgia para diminuir o inchaço ou qualquer dor que você possa sentir.
  • Tomar todos os seus medicamentos para dor e antibióticos conforme as instruções do seu médico.
  • Ir à sua consulta de acompanhamento com seu médico vários dias após a cirurgia.
  • Fazer fisioterapia para continuar fortalecendo o joelho, se sugerido pelo seu médico.

Após a cirurgia, você pode sentir um pouco de sensibilidade e latejar no joelho. Entre em contato com seu médico se isso, ou qualquer dor, continuar enquanto você se recupera. Você deve poder dirigir duas semanas após a cirurgia. Converse com seu provedor sobre quando você pode fazer outras atividades.

Pode haver complicações se eu não tratar um cisto de Baker?

Nem todos os cistos de Baker são tratados. Você pode sentir que a dor é leve e deixá-la em paz. O cisto pode desaparecer sozinho se não for tratado. No entanto, existem outras complicações que podem acontecer se o cisto de Baker não for tratado, incluindo:

• A dor piorando.
  • O cisto aumentando de tamanho.
  • O cisto estourando, causando hematomas na parte inferior da perna.

Se o cisto não desaparecer, entre em contato com seu médico. É importante obter o diagnóstico correto e certificar-se de que é um cisto de Baker. Essa condição pode ser confundida com algo mais sério, como um tumor ou aneurisma de artéria, que é uma emergência médica.

O cisto de Baker pode ser prevenido?

A melhor maneira de prevenir o cisto de Baker é evitar lesões no joelho. Algumas maneiras de prevenir uma lesão no joelho incluem:

• Vestindo calçado adequado.
  • Usando as pontas dos pés para girar em vez dos joelhos.
  • Aquecer adequadamente antes de se exercitar e esfriar depois.
  • Parando imediatamente quando você sofre uma lesão no joelho. É importante colocar gelo, descansar, usar uma bandagem de compressão e elevar sua lesão quando isso acontecer. Converse com seu médico sobre qualquer lesão no joelho para garantir que você esteja cuidando deles corretamente.

O cisto de Baker pode desaparecer sozinho?

É possível que o cisto de Baker desapareça por conta própria. Quando o cisto estoura sob a pele, o fluido é absorvido de volta ao corpo. No entanto, muitas vezes é melhor tratar a fonte do problema no joelho para se livrar do cisto de Baker – e evitar que ele volte novamente.