Visão geral sobre a escoliose adulta

O que é escoliose adulta?

A escoliose é uma curvatura anormal da coluna vertebral (espinha dorsal). Há uma curva natural para a frente e para trás na coluna. Com a escoliose, a coluna gira e desenvolve uma curva lateral. As curvas podem ser tão leves quanto 10 graus, ou tão severas quanto 100 graus ou mais.

A maioria dos casos de escoliose é leve e não precisa de tratamento. Em adultos, o grau da curva espinhal pode ou não determinar o tratamento. O tratamento é voltado para o alívio dos sintomas, e não necessariamente para a fixação da curva. O objetivo é sempre diminuir a dor e melhorar a função.

Embora a escoliose em si seja indolor, a degeneração normal da coluna relacionada à idade pode levar a sintomas. Esses sintomas são tratados da mesma forma, independentemente de haver escoliose ou não. A escoliose só se torna um fator quando a cirurgia está sendo considerada. Mudanças na aparência do corpo também são possíveis dependendo do grau da curva da coluna vertebral.

Em geral, a maioria das escolioses em adolescentes ocorre na porção torácica ou da caixa torácica da coluna. Em adultos, a principal preocupação é tipicamente na coluna lombar ou inferior. Esta porção da coluna é mais suscetível às mudanças observadas com o envelhecimento ou degeneração.

O que causa a escoliose adulta?

A causa da escoliose adulta varia dependendo do tipo de escoliose. A forma mais comum de escoliose adulta é degenerativa (curvas da coluna à medida que envelhece). A escoliose adulta pode ser um caso de escoliose pediátrica que não foi descoberta até a idade adulta. Em alguns casos, a escoliose do adolescente pode desenvolver sintomas com o envelhecimento e exigir tratamento. A escoliose idiopática (de causa desconhecida) geralmente é descoberta durante o crescimento na infância ou adolescência. Quando começa ou é encontrada após a puberdade, é chamada de escoliose idiopática do adulto porque a curva é descoberta após o crescimento esquelético completo.

Quais são os sintomas da escoliose adulta?

A maioria dos casos de escoliose em adultos não causa sintomas, embora a dor possa se desenvolver. A dor nas costas ocorre por muitas razões, incluindo artrite, incapacidade de ficar em pé e/ou devido à fraqueza da musculatura central e perda de condicionamento. Dor/dormência/fraqueza nas pernas podem se desenvolver se houver pressão nos nervos da coluna lombar.

Em alguns casos, as alterações no corpo podem incluir:

• Perda de altura
  • Alinhamento desigual da pelve e quadris

Como a escoliose adulta é diagnosticada?

escoliose adulta
Escoliose adulta

Antes que seu médico possa sugerir um plano de tratamento, se houver suspeita de escoliose em adulto, ele precisará fazer um histórico. Isso pode incluir perguntas sobre:

• História de família
  • Data em que você notou pela primeira vez a mudança em sua coluna
  • Progressão da curva (determinada a partir de radiografias anteriores, se disponível)
  • Presença e localização da dor, se houver
  • Qualquer disfunção intestinal, vesical ou motora, que pode ser sinal de lesão nervosa mais grave ou pressão causada por escoliose

Em um exame físico, seu médico examinará suas costas para verificar a forma de sua coluna e ver como você se move. Seus nervos também podem ser testados por meio de verificações de reflexo, sensação e força muscular.

Se necessário, seu médico pode solicitar radiografias. Raios-X feitos de frente e de lado mostrarão uma imagem completa de sua coluna. Seu médico pode determinar se você tem escoliose e, em caso afirmativo, em que grau.

Como é tratada a escoliose adulta?

Tratamento conservador

A maioria dos casos de escoliose em adultos pode ser tratada de forma não cirúrgica por meio de observação regular por um médico, analgésicos de venda livre e exercícios de fortalecimento do núcleo para fortalecer o abdômen e as costas e melhorar a flexibilidade. Se você fuma, é importante que você pare. Fumar foi mostrado para acelerar o processo degenerativo.

Na maioria dos casos, seu médico recomendará algumas formas de fisioterapia, tanto para manter a força quanto para aliviar a dor. Estes podem incluir:

• Trabalhando para melhorar a postura
  • Fazer exercícios de baixo impacto, como natação
  • Alongamento diário
  • Mantendo-se ativo

Se a dor não for aliviada por medicamentos orais ou fisioterapia, seu médico pode recomendar injeções epidural (administradas ao redor da medula espinhal) ou de bloqueio nervoso para um alívio mais eficaz.

Tratamento cirúrgico

A cirurgia é necessária em alguns casos de escoliose adulta. Este tratamento é a última opção devido aos riscos de complicações da cirurgia da coluna vertebral. A cirurgia pode ser sugerida pelos seguintes motivos:

• Dor. A cirurgia pode ser necessária se a dor nas costas e na perna da escoliose se tornar grave e contínua e não responder ao tratamento conservador.
  • Desequilíbrio da coluna. Se a coluna permanece equilibrada é importante para avaliar a progressão da escoliose e a necessidade de cirurgia. Quando estamos de pé, a cabeça deve estar equilibrada sobre o centro da pelve quando se olha de frente e sobre as articulações do quadril quando se olha de lado. Se a curva progredir a ponto de não ser mais possível, os pacientes tenderão a progredir com o tempo e terão mais dor e incapacidade.
  • A cirurgia é necessária para melhorar a qualidade de vida. Embora a cirurgia não seja recomendada apenas para melhorar a aparência, algumas pessoas acham os sintomas de sua deformidade da coluna insuportáveis. Seu desequilíbrio espinhal também afeta a função básica e a qualidade de vida geral. A cirurgia é a única opção nestes casos. Em adultos mais jovens, a deformidade estética pode ser um fator importante na decisão de fazer a cirurgia, mas em adultos mais velhos isso geralmente não é o caso. Há uma variedade de opções cirúrgicas na coluna, dependendo de cada caso. Geralmente, os procedimentos cirúrgicos são projetados para estabilizar a coluna, restaurar o equilíbrio e aliviar a pressão sobre os nervos. A cirurgia de estabilização da coluna une os ossos da coluna usando enxertos ósseos e, em seguida, implantes metálicos para manter a coluna no lugar.

Os avanços nas técnicas cirúrgicas e nos sistemas de navegação assistida por computador possibilitam abordagens menos invasivas e o tempo de recuperação mais rápido.

A escoliose adulta pode ser prevenida?

A escoliose adulta não pode ser prevenida. Em pacientes com escoliose idiopática, a causa da condição é desconhecida. A escoliose degenerativa acontece ao longo do tempo à medida que o corpo envelhece. É importante manter um programa regular de exercícios aeróbicos e de fortalecimento do núcleo de baixo impacto.

Qual é a perspectiva para a escoliose adulta?

A perspectiva da escoliose adulta pode variar dependendo do tipo (idiopático ou degenerativo) e da gravidade dos sintomas. O tratamento não cirúrgico, com modalidades como fisioterapia, um programa regular de exercícios e medicamentos anti-inflamatórios de venda livre, é sempre a primeira linha de cuidado. Manter um peso corporal ideal e manter um programa regular de exercícios são excelentes maneiras de minimizar os sintomas associados à escoliose adulta.

O tratamento cirúrgico da escoliose adulta pode melhorar a qualidade de vida do paciente e lidar com a dor relacionada à condição. Os resultados da cirurgia de deformidade da coluna vertebral em adultos geralmente são muito bons, se bem feitos e pelas razões certas. Com isso dito, as cirurgias estão associadas a um risco significativo e devem ser evitadas sempre que possível.