Visão geral sobre joelho hiperextendido

O que é um joelho hiperextendido?

Um joelho hiperextendido é uma lesão que ocorre quando o joelho é dobrado para trás além do limite normal.

Lesões esportivas e outros traumas aplicam muita força ao tecido conjuntivo do joelho (os tendões, ligamentos e cartilagens que o mantêm no lugar e o ajudam a se mover). Qualquer força que empurre o joelho mais para trás do que o limite normal pode causar uma lesão por hiperextensão. Depois que seu joelho estiver hiperestendido, ele pode parecer instável ou “curvar” quando você tenta colocar peso nele.

As hiperextensões do joelho variam de casos leves que você pode tratar em casa a lesões mais graves que precisarão de cirurgia para reparar.

Joelhos hiperextendidos vs. LCA, LCP MCL e rupturas da LCL

Joelhos hiperextendidos, lesões do LCA e lesões do LCP são lesões diferentes no joelho. Todos eles também são mais comumente causados ​​por lesões esportivas.

Seu ACL (ligamento cruzado anterior) e PCL (ligamento cruzado posterior) conectam o osso da coxa (fêmur) ao osso da canela (tíbia). Ambos cruzam o meio do seu joelho. Seu LCA está na frente de seu joelho e seu LCP corre ao longo das costas, atrás do joelho.

Você MCL (ligamento colateral medial) e LCL (ligamento colateral lateral) estão nas laterais do joelho. Eles estabilizam seu joelho e o ajudam a se mover para os lados.

É possível que uma lesão possa danificar um ou vários ligamentos do joelho, inclusive durante uma hiperextensão. Hiperextensões graves são causas comuns de rupturas do LCA e MCL.

No entanto, nem todas as hiperextensões levam a rupturas dos ligamentos, e é possível esticar ou romper os ligamentos sem hiperextensão do joelho.

Quem fica com joelhos hiperestendidos?

Qualquer pessoa pode experimentar um joelho hiperextendido, mas é mais comum em pessoas que praticam esportes.

Quão comuns são os joelhos hiperestendidos?

Joelhos hiperextendidos são lesões muito comuns, principalmente em atletas.

Como um joelho hiperextendido afeta meu corpo?

Além de sintomas como dor e inchaço, pode ser difícil usar o joelho como você costuma fazer depois de hiperestendido. Isso é especialmente verdadeiro se você danificou outras partes do joelho, como tendões, ligamentos ou menisco, quando se lesionou. Seu joelho pode dobrar (sentir-se fraco ou instável) e você pode não conseguir colocar peso nele como está acostumado.

Não “brinque com a dor” ou tente “andar com ela” se você hiperestender o joelho. Ignorar os sintomas pode fazer com que uma lesão leve piore e pode levar a mais danos dentro do joelho.

Consulte o seu médico se estiver com dor ou tiver problemas para mover o joelho.

Quais são os sintomas de um joelho hiperextendido?

joelho hiperextendido
Joelho hiperextendido

Os sintomas de um joelho hiperextendido incluem:

• Dor, o que está fazer?
  • Inchaço.
  • Problemas para mover o joelho como você costuma fazer.
  • Instabilidade ou sensação de que seu joelho está mais fraco do que o normal.
  • Contusão ou descoloração.

Se você ouvir ou sentir um estalo dentro do joelho durante a lesão, é mais provável que tenha rompido um de seus ligamentos. Os ligamentos rompidos também podem ser extremamente dolorosos e dificultar ou impossibilitar o uso do joelho.

O que causa joelhos hiperextendidos?

A maioria das hiperextensões é causada durante esportes ou outras atividades físicas. Traumas como queda também podem causar hiperextensão do joelho. Qualquer coisa que force o joelho para trás pode causar um joelho hiperextendido. Imagine um jogador de futebol sendo derrubado pelas pernas, ou um jogador de basquete pousando desajeitadamente após um salto.

Como um joelho hiperextendido é diagnosticado?

Seu médico diagnosticará um joelho hiperextendido com um exame físico e exames de imagem. Eles examinarão seu joelho, conversarão com você sobre seus sintomas e verão quão limitada é sua capacidade de usar o joelho.

Você provavelmente precisará de pelo menos um tipo de teste de imagem, incluindo:

Isso ajudará seu médico a ver o dano dentro e ao redor do joelho. Eles também mostrarão se você tiver uma lesão mais grave, como um ligamento rompido.

Como os joelhos hiperextendidos são tratados?

Como o joelho hiperextendido é tratado depende da gravidade da lesão. Se você tiver apenas sintomas leves e não danificou nada dentro do joelho, poderá tratar o joelho hiperextendido em casa com o seguinte RICE:

• Descanso: Evite a atividade que causou sua lesão. Não exagere no joelho enquanto ele cura.
  • Gelo: Aplique uma compressa fria no joelho por 15 minutos de cada vez, quatro vezes ao dia.
  • Compressão: você pode envolver o joelho em uma bandagem elástica para ajudar a reduzir o inchaço.
  • Elevação: Apoiar o joelho e a perna acima do nível do coração sempre que puder.

AINEs de venda livre, como aspirina ou ibuprofeno, podem reduzir a dor e a inflamação. Converse com seu médico antes de tomar AINEs por mais de 10 dias. Seu médico pode sugerir exercícios para aumentar a força e a flexibilidade dos músculos ao redor do joelho para ajudar a prevenir futuras lesões.

Cirurgia de hiperextensão do joelho

É raro precisar de cirurgia após um joelho hiperextendido. No entanto, se a lesão que causou a hiperextensão danificar os tendões, como o LCA ou o LCP, você pode precisar de cirurgia para reparar essas lágrimas.

Na maioria das vezes, a cirurgia para reparar os danos nos joelhos é um procedimento ambulatorial, o que significa que você pode ir para casa no mesmo dia. Seu cirurgião realizará o que é chamado de artroscopia do joelho, uma técnica minimamente invasiva para reparar os ligamentos dentro do joelho.

Quanto tempo leva para se recuperar de um joelho hiperextendido?

Quanto tempo leva para você se sentir melhor depende de quão severamente seu joelho foi hiperestendido e quaisquer outras lesões que você experimentou. Se sua hiperextensão não danificou nada dentro do joelho e você não precisa de cirurgia, deve levar entre algumas semanas e um mês para se recuperar.

Se você precisar de cirurgia para reparar lesões mais graves, pode levar alguns meses até que você possa retomar todas as suas atividades habituais.

Converse com seu médico ou cirurgião sobre um cronograma específico para sua recuperação.

Como posso prevenir um joelho hiperextendido?

Durante esportes ou outras atividades físicas:

• Use o equipamento de proteção adequado.
  • Não “brinque com a dor” se o joelho doer durante ou após a atividade física.
  • Dê tempo ao seu corpo para descansar e se recuperar após uma atividade intensa.
  • Alongue-se e aqueça-se antes de praticar esportes ou malhar.
  • Refresque-se e alongue-se após a atividade física.

Siga estas dicas gerais de segurança para reduzir o risco de lesões:

• Certifique-se de que sua casa e espaço de trabalho estejam livres de desordem que possa tropeçar você ou outras pessoas.
  • Sempre use as ferramentas ou equipamentos adequados em casa para alcançar as coisas. Nunca fique em cima de cadeiras, mesas ou bancadas.
  • Use uma bengala, muletas ou andador se tiver dificuldade para andar ou tiver um risco aumentado de quedas.

O que posso esperar se tiver um joelho hiperextendido?

Você deve esperar uma recuperação completa após hiperextensão do joelho. É uma lesão temporária que não deve ter impactos de longo prazo na sua saúde ou na sua capacidade de praticar os esportes que você ama.

Se você sofrer uma lesão grave que exija cirurgia, evite o esporte ou a atividade que causou sua hiperextensão por pelo menos alguns meses.

Preciso faltar ao trabalho ou à escola com um joelho hiperextendido?

Se você puder fazer seu trabalho ou trabalho escolar sentado ou sem colocar estresse adicional no joelho lesionado, não precisará faltar ao trabalho ou à escola enquanto se recupera.

Converse com seu cirurgião ou profissional de saúde antes de retomar qualquer atividade física enquanto estiver se recuperando.

Qual é a perspectiva para um joelho hiperextendido?

As perspectivas para pessoas com joelhos hiperextendidos são muito positivas. A maioria das lesões não requer cirurgia e você poderá retomar todas as suas atividades habituais dentro de algumas semanas.

Quando devo consultar meu médico?

Converse com seu médico se estiver com sintomas como dor ou inchaço que pioram após alguns dias ou se não conseguir mover o joelho como costuma fazer.

Quando devo ir ao pronto-socorro?

Vá para a sala de emergência se você notar qualquer um dos seguintes:

• Dor extrema.
  • Inchaço que está piorando.
  • Descoloração.
  • Você não pode mover o joelho de jeito nenhum.

Que perguntas devo fazer ao meu médico?

• Vou precisar de algum exame de imagem?
  • Eu tenho uma ruptura do LCA ou do LCP?
  • Quanto tempo devo descansar e evitar esportes e outras atividades físicas?
  • Vou precisar de cirurgia?

Quanto tempo vou perder? Isso é uma lesão grave? Terminei a temporada?

Essas são todas as perguntas que passam pela sua mente quando você hiperestende o joelho. Felizmente, a maioria dos joelhos hiperestendidos não requer cirurgia, e você poderá se recuperar em casa com tratamentos de venda livre e dando tempo ao corpo para descansar e se curar.

Se você sofrer uma lesão mais grave – como uma ruptura do ligamento – você ainda deve se recuperar completamente e voltar aos esportes e atividades que ama.