O joelho é uma articulação complicada. Ele se move como uma dobradiça de porta, permitindo que uma pessoa dobre e estique as pernas para que possa sentar, agachar, pular e correr.

O joelho é composto por quatro componentes:

  • ossos
  • cartilagem
  • ligamentos
  • tendões

lesoes-no-joelho-tratamento-prevencao

O fêmur, comumente conhecido como fêmur, está na parte superior da articulação do joelho. A tíbia, ou tíbia, compõe a parte inferior da articulação do joelho. A patela ou rótula cobre o ponto de encontro entre o fêmur e a tíbia.

A cartilagem é o tecido que amortece os ossos da articulação do joelho, ajudando os ligamentos a deslizarem facilmente sobre os ossos e protegendo os ossos do impacto.

Existem quatro ligamentos no joelho que agem de forma semelhante às cordas, mantendo os ossos juntos e estabilizando-os. Os tendões conectam os músculos que sustentam a articulação do joelho aos ossos da parte superior e inferior da perna.

Existem muitos tipos diferentes de lesões no joelho. Abaixo estão 10 das lesões mais comuns do joelho.

1. Fraturas

Qualquer um dos ossos dentro ou ao redor do joelho pode ser fraturado. O osso mais comumente quebrado na articulação é a patela ou rótula.

Traumas de alto impacto, como queda ou acidente de carro, causam a maioria das fraturas do joelho. Pessoas com osteoporose subjacente podem fraturar os joelhos apenas pisando na direção errada ou tropeçando.

2. Lesões do ligamento cruzado anterior

O ligamento cruzado anterior (LCA) corre diagonalmente pela frente do joelho, proporcionando estabilidade crítica à articulação. Lesões no LCA podem ser graves e requerem cirurgia.

As lesões do LCA são classificadas em uma escala de um a três. Uma entorse de grau 1 é uma lesão leve no LCA, enquanto uma entorse de grau 3 refere-se a uma ruptura completa.

Atletas que participam de esportes de contato, como futebol ou futebol, geralmente lesionam seus LCA. No entanto, os esportes de contato não são a única causa dessa lesão.

Aterrissar incorretamente de um salto ou mudar rapidamente a direção do movimento pode levar a uma ruptura no LCA.

3. Deslocamento

O deslocamento do joelho acontece quando os ossos do joelho estão fora de seu posicionamento e alinhamento adequados.

Em uma luxação do joelho, um ou mais dos ossos podem sair do lugar. Anormalidades estruturais ou traumas, incluindo acidentes de carro, quedas e esportes de contato, podem causar uma luxação do joelho.

4. Lágrimas meniscais

Quando as pessoas se referem a cartilagem rompida no joelho, provavelmente estão falando de uma ruptura meniscal.

Os meniscos são duas cunhas emborrachadas de cartilagem entre o fêmur e a tíbia. Esses pedaços de cartilagem podem rasgar repentinamente durante atividades esportivas. Eles também podem rasgar lentamente devido ao envelhecimento.

Quando o menisco se rompe devido ao processo natural de envelhecimento, é referido como uma ruptura degenerativa do menisco.

Com uma ruptura repentina do menisco, um estalo pode ser ouvido ou sentido no joelho. Após a lesão inicial, a dor, o inchaço e o aperto podem aumentar nos próximos dias.

5. Bursite

As bursas são pequenos sacos cheios de líquido que amortecem as articulações do joelho e permitem que os tendões e ligamentos deslizem facilmente sobre a articulação.

Esses sacos podem inchar e inflamar com o uso excessivo ou a pressão repetida de ajoelhar-se. Isso é conhecido como bursite.

A maioria dos casos de bursite não é grave e pode ser tratada por autocuidado. No entanto, alguns casos podem exigir tratamento com antibióticos ou aspiração, que é um procedimento que usa uma agulha para retirar o excesso de líquido.

6. Tendinite

A tendinite ou inflamação no joelho é conhecida como tendinite patelar. Esta é uma lesão no tendão que conecta a rótula à tíbia.

O tendão patelar trabalha com a parte frontal da coxa para estender o joelho para que a pessoa possa correr, pular e realizar outras atividades físicas.

Muitas vezes referida como joelho do saltador, a tendinite é comum entre os atletas que saltam com frequência. No entanto, qualquer pessoa fisicamente ativa pode estar em risco de desenvolver tendinite.

7. Rupturas do tendão

Os tendões são tecidos moles que conectam os músculos aos ossos. No joelho, um tendão comum a ser lesionado é o patelar.

Não é incomum que um atleta ou pessoa de meia-idade envolvida em atividades físicas rasgue ou estique demais os tendões. O impacto direto de uma queda ou batida também pode causar uma ruptura no tendão.

8. Lesões ligamentares colaterais

Os ligamentos colaterais conectam o fêmur à tíbia. A lesão desses ligamentos é um problema comum para atletas, principalmente aqueles envolvidos em esportes de contato.

As rupturas do ligamento colateral geralmente ocorrem devido a um impacto direto ou colisão com outra pessoa ou objeto.

9. Síndrome da banda iliotibial

A síndrome da banda iliotibial é comum entre os corredores de longa distância. É causada quando a banda iliotibial, localizada na parte externa do joelho, roça na parte externa da articulação do joelho.

Normalmente, a dor começa como uma pequena irritação. Pode aumentar gradualmente até o ponto em que um corredor deve parar de correr por um período para permitir que a banda iliotibial se cure.

10. Lesões do ligamento cruzado posterior

O ligamento cruzado posterior está localizado na parte de trás do joelho. É um dos muitos ligamentos que conectam o fêmur à tíbia. Este ligamento impede que a tíbia se mova muito para trás.

Uma lesão no cruzado posterior requer força poderosa enquanto o joelho está em uma posição dobrada. Esse nível de força geralmente acontece quando alguém cai com força sobre um joelho dobrado ou sofre um acidente que impacta o joelho enquanto ele está dobrado.

 

Veja também Osteoartrite do joelho – sintomas, causas e tratamentos

 

 

Administrador de empresas, formado em administração pela Universidade Federal do Paraná, Maurício Nakamura começou sua carreira sendo estagiário em uma empresa de contabilidade. Apaixonado por escrever, ele se dedica em ser um dos editores chefe do site Instituto Ortopedico, onde pode ensinar outros aspirantes à arte de se especializar no mundo da administração.